sexta-feira, 12 de maio de 2017

Valinhos receberá mais de 350 soldados do Exército para exercícios e capacitação





Valinhos foi escolhida para receber, entre 4 e 9 de junho, mais de 350 soldados do Exército, que farão na cidade ações de treinamento e capacitação de militares. A Guarda Municipal e as Polícias Civil e Militar irão colaborar com os trabalhos que serão realizados no município.
A parceria foi firmada nesta quinta-feira entre a Prefeitura e o chefe do Estado-Maior da 11ª Brigada de Infantaria Leve (BIL), coronel José Augusto Bognoni Lós Reis. O secretário de Defesa do Cidadão, Roque Stringhini, recebeu o capitão Diego Araúlo e o sargento Ademir Modesto, do 37º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), de Lins, e o tenente Bruno Spelta e o aspirante Edgar Ciappina, do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL), de Itu.
Os mais de 350 militares ficarão alojados no Ginásio Municipal Pedro Ezequiel da Silva e farão exercícios como blitzen e revistas, com o apoio da Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar.
Entre os exercícios, estão previstas ações cívico-sociais para a população, como atendimento médico, de enfermagem e odontológico. O Exército vai fazer também uma exposição de materiais, inclusive de veículos blindados, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.
A Prefeitura vai ceder o espaço para alojamento para as tropas do 37º BIL e 2º GACL. O Exército trará também uma cozinha de campanha e demais materiais de instalação.





  

Como forma de contribuir por meio da conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e dos Adolescentes, em 18 de maio, a Prefeitura de Valinhos promoverá ações para sensibilização de alunos da Rede Municipal de Ensino a respeito do cuidado no uso das mídias e redes sociais.
As atividades serão realizadas de quinta-feira (11) até a próxima quinta-feira (18) nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Cecília Meireles, com alunos do 5º ao 9º ano, e na Luiz Antoniazzi, para o 9º ano.
Haverá a exibição de filme que trata sobre os perigos da realidade virtual, realidade aumentada, ou qualquer outra esfera que combine o mundo real e o ambiente digital.
Na sequência, profissionais da Saúde, entre psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudióloga, pediatra e enfermeira, vão comandar debate sobre os riscos das novas tecnologias e os caminhos para prevenção do suicídio e da violência.
A iniciativa é uma realização conjunta das Secretarias da Educação e da Saúde, por meio do programa Casa do Adolescente e Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I).
Em Valinhos, a Lei Municipal Nº 5.344/2016 institui a Semana de Conscientização Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na segunda semana de maio.
De acordo com o Disque 100, um serviço telefônico federal de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos, estima-se que a cada 24 horas 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil.
Jogos virtuais – Durante o debate estão sendo abordados os jogos com apelos de riscos de morte que têm virado moda entre os adolescentes, como é o caso da Baleia Azul, jogo da asfixia, desafio do sal e gelo, jogo da fada.
As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.





Edição n.º 1009

Página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário