sexta-feira, 12 de maio de 2017

Estórias que o povo conta “A lenda do Café”






Entre os árabes, há uma lenda muito pitoresca sobre a origem do uso do café.
Conta-se que Maomé, o Profeta de Alá, anunciou que era proibido o uso do vinho. Os fiéis obedeceram, mas o sacrifício desagradou a todos.  Que bebida poderia substituir o vinho reconfortante e risonho?
Num dia de verão, um pastor ia pelo campo com seu rebanho. O calor e a tristeza produzida pela solidão sugeriam-lhe idéias pouco alegres... Até os animais pareciam vitmas do cansaço e caminhavam com indolência, mordiscando aqui e ali as escassas ervas oferecidas pela terra calcinada.
Repentinamente, porém, toda a paisagem se transformou e apareceu, ante os olhos do pastor, um lindo vale, de um verde intenso. O rebanho, estimulado pela fome e pela sede, meteu-se no meio dos arbustos e devorou, vorazmente, os frutos cor de fogo.
Com grande assombro, o pastor notou que, pouco depois, seus carneiros brincavam, davam cambalhotas, pulavam e corriam de um lado para o outro. A melancólica indolência transformara-se numa estranha e inexplicável agitação.
Pensando que o fruto dessa planta desconhecida tivesse, talvez, alguma substância capaz de fazer enlouquecer homens e animais, apanhou um tanto das frutas para leva-las, no dia seguinte, a um ancião que tinha fama de ser mago, e perguntar se ele poderia descobrir o segredo das bolinhas escarlates.
O velho observou os frutos, ferveu-os em água, e obteve um líquido muito aromático.
“O meu olfato se pronuncia a favor dessa bebida, disse, e o olfato é quase sempre um amigo fiel”.
Os dois homens beberam o perfumadíssimo licor e sentiram, imediatamente, uma alegre sensação de otimismo. Então, o velho completou entusiasmado:
“Compreendendo Alá, em vez de vinho, nos dá uma bebida que faz esquecer a tristeza e achar bela a vida”.







(publicado originalmente na Edição n.º 52  de 14 de março de 1997)







Edição n.º 1009

Página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário