sexta-feira, 12 de maio de 2017

Prefeitura de Valinhos promove palestra de conscientização sobre a fibromialgia




Atividade será dia 19, às 13h30, no
Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade


Para celebrar o Dia Mundial e Municipal da Fibromialgia, comemorado em 12 de maio, como determina a Lei Nº 4.938/13, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promove palestra sobre o tema no próximo dia 19, sexta-feira, às 13h30, no Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade Roque Palácio. A explanação, aberta ao público, estará sob a responsabilidade da fisioterapeuta Juliana da Silva Paulino, da Rede Municipal de Saúde.
Fibromialgia é a segunda causa mais comum de dor crônica no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), a patologia atinge 10% da população. Em tantas situações que causam estresse, podem aparecer sintomas como fadiga, indisposição, distúrbios do sono e dores no corpo, principalmente em tendões e articulações, fatores que caracterizam a fibromialgia. Nesse cenário, ela é considerada uma doença dos tempos modernos. Segundo a Abrafibro, 80 % dos casos acometem mulheres acima de 25 anos.
Os sintomas da doença podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor. Os pacientes apresentam baixa tolerância ao exercício, o que é um grande problema, já que a atividade física é um dos grandes tratamentos da fibromialgia. A alimentação saudável e o equilíbrio psicológico também são armas poderosas no acompanhamento desses pacientes, além do tratamento com analgésicos e relaxantes musculares, que devem ser prescritos pelo médico.
Segundo o secretário da Saúde, Nilton Tordin, o importante é diagnosticar e saber lidar com a síndrome de maneira funcional, que permita que o indivíduo leve uma vida normal dentro de suas limitações.















Edição n.º 1009

Página 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário