sexta-feira, 19 de maio de 2017

Obrigada, Jô Palácio!


Josefina Palácio foi muito mais que colaboradora do NOTÍCIAS nos 19 anos que Tom esteve a frente deste tablóide. Foi amiga, incentivadora e muito mais...
Em 4 de julho de 1997, no segundo ano do NOTÍCIAS, Tom Santos publicou esta homenagem...  








Tom – Já estava ficando desanimado, com o marasmo de tudo, quando fui instigado pelo seu texto...
Jô – “Há tanta coisa que podemos fazer, nos unindo uns aos outros...”
A cidade parecia viciada em nada; nenhuma perspectiva no ar...
“Na nossa cidade, quantas oportunidades de colaborar; de comunicar vida!”
Come3cei a investigar; para saber como ajudar a mudar; Será que adiantaria? Como e o que poderia manipular?
“Sempre é tempo!”
Achava que a situação não ofereceria mais oportunidades, e imaginava o que seria continuar a viver assim.
“Viver é crescer. O ser humano cresce no físico, no emocional, na inteligência, no espiritual, encontrando satisfação em si mesmo e nos outros”.
Jô, você me fez repensar naquela dinâmica própria do jornalista: não esmorecer, não calar; aceitar o desafio... Foi lendo esse trecho de uma de suas crônicas que me reanimei. Reavaliei: é preciso reagir e não se deixar abater por atitudes e atos dos pseudo – comunicadores, que grassam por toda parte.
“Pessoas que vivem o mais possível, como seres integrais, ajudam outros a viver.”
Já não estava muito disposto a continuar empregando o meu tempo em fazer um trabalho mais elaborado, achando até que não adiantava mais, que os incompetentes, realmente, é que venceriam, porque não têm nada a perder, e tudo o que vier, para eles, é sempre lucro. Aliás, os medíocres são mais afoitos e destemidos, e têm nais poder de coerção . mas aí, aconteceu você no meu território de ação (o jornal) me desafiando:
“E então?”
Acho que sua franqueza foi tanta, que vi sua boa alma através das janelas dos seus olhos transparentes e sinceros. Seu sorriso franco me encorajou, e tive, novamente, a vontade de falar através da escrita, e de continuar a contribuir positivamente com toda a minha energia dirigida para a conquista de um espaço a ser ocupado com a verdade. Isso poderá ser feito com a nossa vontade e ação firme. Pensando assim, ouvi sua voz:
“Viva a vida!”
É por isso que agradeço esse trecho que “roubei” de uma de suas matérias, para fazer este “panfleto melhorado”.



Tom Santos



















Edição n.º 1010
Página 02



Nenhum comentário:

Postar um comentário