sexta-feira, 26 de maio de 2017

Saúde promove palestra sobre plantas medicinais no tratamento de feridas


Atividade apresentará trabalho com usuários do SELVEN

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá no próximo dia 31 a palestra Conversando sobre Plantas Medicinais no Tratamento de Feridas. A atividade será proferida pela farmacêutica Nilsa S. Y. Wadt e pela enfermeira Fernanda Cavalini, a partir das 8 horas, no Departamento de Programas e Projetos em Saúde, situado na Rua Itália, 267.
As palestrantes apresentarão os resultados parciais do projeto de utilização de plantas medicinais no processo de cicatrização de feridas para usuários do SELVEN (Serviço Especializado em Lesões Vasculares e Neuropáticas) e responderão a perguntas sobre plantas de maior interesse pelos participantes.
“A introdução de algumas plantas ao tratamento alopático/ convencional visa reduzir o tempo de cicatrização e melhorar as condições do paciente, como diminuição das dores”, destacou o secretário da Saúde, Nilton Tordin.
Em abril, profissionais do SELVEN participaram da XV Semana de Fitoterapia, em Campinas, e agora estarão multiplicando esses conhecimentos com as pessoas que se interessarem.
O SELVEN está localizado à Rua Sílvio Concon, 86, telefone: 3859-2500.





Iniciativa marca Semana de Luta contra a moléstia

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá capacitação sobre hepatites virais para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e odontólogos, auxiliares e técnicos em saúde bucal da Rede Municipal. A capacitação será ministrada pela médica infectologista Laura Andrade Lagoa Nobrega, nos dias 29 e 30, na Sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal.
A iniciativa marca a Semana de Luta contra as Hepatites, instituída pela Lei Nº 5.234, de 5 de janeiro de 2016, com o objetivo de promover a prevenção da moléstia por meio da conscientização sobre as formas de transmissão dos vírus.
Hepatites são inflamações no fígado e podem ter várias causas, destacando-se as virais, isto é, as provocadas por vírus: A, B, C, D e E. Só há vacinas para os tipos A e B. A importância das hepatites virais reside no fato de que alguns tipos (B e C) podem se agravar, gerando cirrose e/ou câncer de fígado.
As hepatites A e E são transmitidas pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Investir em saneamento básico e educação higieno-dietética é primordial.
Quanto às hepatites B, D e E, o contágio se dá pelo contato com sangue e seus derivados, materiais perfurocortante (cirúrgicos ou não) contaminados; por meio de sexo não seguro. Previne-se com a utilização de material descartável, material devidamente esterilizado; não compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates para cutículas, entre outros.
Qualquer que seja o vírus, os sinais e sintomas da doença, ao início, são semelhantes: náuseas, vômitos, mal estar geral, urina escura, fezes esbranquiçadas e, depois, icterícia (amarelamento da parte branca dos olhos).




Edição n.º 1011

Página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário