sexta-feira, 8 de maio de 2015

Alunos da rede municipal de Valinhos lançam coletânea no livro ‘Eu e os outros’



Publicação integra projeto 'Como nasce um livro?' produzido pelos alunos e professores da Rede Municipal



Alunos dos quartos e sextos anos das 19 escolas municipais de Valinhos participaram, no último dia 29, do lançamento do livro ‘Eu e os Outros’, uma coletânea de textos e ilustrações produzidos dentro do projeto ‘Como nasce um livro?’, promovido pela Secretaria da Educação.
A solenidade ocorreu na Câmara Municipal, que ficou tomada pelos alunos, familiares e educadores. A mesa oficial foi composta pelo chefe do Gabinete, Odeismar de Brito, representando o prefeito Clayton Machado; o secretário da Educação, Danilo Sorroce; o coordenador do projeto, Olivo Bedin; as professoras organizadoras Elisa da Silva Ribeiro Santos, Selma Milani de Carvalho Cavalcante; e Daniela Camargo de Oliveira; e a diretora da Editora Adonis, Magali Berggren Comelato.
Por meio do projeto ‘Como Nasce um livro?’, os alunos participantes descobriram como um livro nasce visitando a Editora Adonis entre maio e junho do ano passado, quando foram convidados a escreverem e ilustrarem suas histórias.




Dividido em três capítulos, a obra traz reflexões voltadas à Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde. São 128 páginas com 71 textos escritos e ilustrados pelos próprios alunos e selecionados por uma Comissão especial nomeada pela Secretaria de Educação de Valinhos. Coube, por sua vez, aos professores de Português a revisão das criações e aos professores especialistas em Arte, a união dos textos e ilustrações de forma harmoniosa. A atividade ocasionou, no espaço de sala de aula, momentos importantes para o aprofundamento dos temas, da leitura e da escrita, usando, para tanto, diferentes gêneros textuais.
“Hoje a sociedade caminha para o esquecimento quase total dos valores que norteiam o comportamento dos cidadãos no sentido da convivência familiar e social, dificultando a prática de virtudes indispensáveis, como a amizade, a solidariedade e o respeito, entre outros fundamentos que constituem a base da cidadania. O que conforta, diante desse panorama, é o fato de que, ao ler os textos que compõem este livro, notam-se a esperança e a certeza de que na formação e na mente dos estudantes repousam princípios básicos de convivência”, escrevem os organizadores na apresentação da obra 'Eu e os outros'.
Para a realização da obra foi necessário o envolvimento de alunos, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos funcionários de 19 unidades de ensino da rede. A obra ‘Eu e os outros’ tem organização de Danilo Sergio Socorre, Elisa da Silva Ribeiro Santos e Selma Milani de Carvalho Cavalcante A coordenação do projeto é de Olivo Bedin.
O livro faz parte do projeto ‘Como nasce um livro?’, uma parceria da Adonis com a Secretaria Municipal de Valinhos, que levou cerca de 1.600 alunos ao parque gráfico e editorial Adonis no ano de 2014. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, apresentando aos visitantes todas as etapas e processos envolvidos na produção de um livro. Ao final da visita, os participantes escolhem títulos da Adonis e a escola leva para casa uma muda de ipê.














 Edição n.º 986 - página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário