sexta-feira, 29 de maio de 2015

Parabéns Valinhos pelos 119 anos!




O encerramento das festividades em comemoração ao aniversário de Valinhos reserva à população um final de semana cheio de atividades de lazer, cultura, esporte e saúde, no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) ‘Ayrton Senna da Silva’, nos próximos dias 30 (sábado) e 31 (domingo). O município completou nesta quinta-feira (28) 119 anos de elevação à categoria de Distrito de Paz.

No sábado do dia 30, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, o ‘Grupo de Escoteiros de Valinhos’ apresentará no CLT quatro índios pertencentes à tribo Kariri Xocó do estado de Alagoas.

A atividade terá início às 16h e prosseguirá até 21h, quando o público presente poderá conhecer detalhes desta cultura indígena. Os índios contarão histórias tribais, demonstrarão técnicas de pinturas e cantarão ao redor de uma fogueira canções indígenas.

Já no domingo (31) as atividades serão promovidas a partir das 8h até por volta das 17h. Logo cedo, às 8h30, está prevista a saída dos ônibus que levarão turistas aos roteiros de Agroturismo e Ecoturismo à região rural do município.

Também pela manhã, a partir das 9h, haverá apresentações das corporações musicais de Valinhos, Vinhedo, Louveira e Indaiatuba. Na oportunidade, o ex-maestro da Corporação de Valinhos, José Campos Reinato, será homenageado.

Das 8h às 12h, a Secretaria da Saúde levará o programa ‘Ação Saúde’ quando os visitantes do Centro de Lazer poderão fazer testes de diabetes, medir a pressão arterial, fazer avaliação bucal e receber orientações sobre Dengue, Febre Maculosa e animais peçonhentos.

A academia de Kung Fu ‘Shaolin do Norte’ será um dos destaques, às 10h. E haverá apresentações do teatro de fantoches “O Curumim e o Jaboti Sabido’, que integra o projeto da Prefeitura ‘Teatro na Educação’, em sessões às 10h30 e 15h.

Estão, inclusive, programadas apresentações de dança e música dos alunos do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’ e feira de artesanato no decorrer do dia organizada pelo Clube de Mães e pelos grupos ‘Estação das Artes’ e ‘Largo São Sebastião’ com a participação de 40 artesãos. A programação ainda contempla, no período da tarde, aula aberta de zumba, oficina de construção de flauta doce (das 10h às 13h), pintura de rosto, espaço biblioteca, Dog Show do Canil da Guarda Civil Municipal. Às 15h30 haverá apresentação de Hip Hop do Conservatório de Campinas.

Dentro da programação da festa de encerramento das comemorações do aniversário de Valinhos no CLT, o público terá a oportunidade de prestigiar duas apresentações também imperdíveis, uma ao som de Hang Drum, um instrumento que remete ao relaxamento, e outra ao som de pandeiros e afins e muito samba.

Às 16h, o valinhense Phelipe Agnelli, de 30 anos e há 15 atuando como músico, tocará o Hang Drum, um dos instrumentos mais melódicos da atualidade, no mercado desde 2000 e criado por um casal suíço que mais parece um disco voador. O músico conta que ao ser tocado com o toque dos dedos e da palma da mão, como um instrumento percussivo, o Hang Drum é ecoado como uma espécie de sino ou gongo oriental e até com semelhança ao som de um piano.

‘O Grupo Versá e Amigos’ tocará os sambas de Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa, João Nogueira, entre outros. O CLT fica na Avenida Dr. Altino Gouveia, s/nº, no Jardim Pinheiros.



























Edição n.º 989 - página 989

Nenhum comentário:

Postar um comentário