sexta-feira, 15 de maio de 2015

Saúde de Valinhos realiza avaliação bucal nas UBS’s para prevenção do câncer



Mesmo que os idosos não possuam dentes, devem fazer a avaliação de toda a mucosa bucal

Os munícipes que procurarem as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) para tomar a vacina contra a gripe até o dia 22 de maio terão a oportunidade de fazer também uma avaliação da cavidade bucal com dentistas da Rede Municipal. O principal objetivo é prevenir e detectar precocemente o câncer bucal, que é mais comum na faixa etária acima de 40 anos.
Os casos suspeitos de câncer serão agendados para reavaliação e, confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento. A avaliação, que está sendo reforçada durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, já é realizada rotineiramente nos atendimentos odontológicos nas UBS's, segundo a diretora do Departamento de Odontologia, Maria Helena Antoniazzi Krizak.
A diretora ressalta o aumento da incidência do câncer bucal nos últimos anos e cita como principais fatores de risco o álcool, o cigarro, o sol excessivo, a má higiene oral, as próteses dentárias mal-adaptadas, os dentes fraturados e as herpes tipo I.
Mesmo que os idosos não possuam dentes, devem fazer a avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade. "No autoexame da boca as pessoas devem procurar feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem em até 15 dias. Ao constatar qualquer alteração, a recomendação é procurar o dentista", explica a diretora.
Segundo a secretária da Saúde, Rita Longo, o controle do câncer em nosso país representa, atualmente, um dos grandes desafios que a saúde pública enfrenta, sendo fundamental a criação de mecanismos que promovam o encontro dos indivíduos com uma rede de serviços capaz de suprir essa necessidade. "Esta campanha organiza toda a linha de cuidado do paciente, desde a oferta do exame clínico até o exame de diagnóstico (biópsia), seguido de tratamento", acrescenta Rita Longo.
Para o prefeito Clayton Machado, esta ação vai ampliar o acesso ao diagnóstico da doença na Rede Pública de Saúde e a atuação da Prefeitura de Valinhos nesta frente visa ampliar a oferta de serviços odontológicos à população, integrando-os à política de responsabilidade, a inclusão e o cuidado com a vida humana.




















Edição n.º 987 - página 02




Nenhum comentário:

Postar um comentário