sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aprovado, por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do Vereador Veiga que prevê um tratamento mais justo ao contribuinte do ISSQN.


Os contribuintes do ISSQN são obrigados mensalmente a declarar todos os serviços tomados ou a não existência de resultado econômico em suas atividades, caso não o façam o Fisco penaliza com multas altas e sem prévio aviso.
Estes procedimentos, muitas vezes, não são cumpridos por desconhecimento da lei ou por falta de condições financeiras, portanto, não é justo para o contribuinte arcar com estas penalidades que só agravam as situações econômicas das empresas.
Com esse projeto de lei, aprovado em sessão de 19 de maio do corrente, o Fisco Municipal, ao constatar irregularidades, concederá um prazo de 10 (dez) dias para os contribuintes cumprirem com suas obrigações tributárias, não  cumprido o Fisco aplicará as penalizações previstas. Com esta condição o contribuinte receberá um tratamento mais justo.
O Vereador Veiga agradeceu a todos os vereadores pelo apoio na aprovação do projeto de lei e aguarda ser sancionado pelo prefeito Clayton Roberto Machado para que esta lei entre em vigor.








Alunos do 7º ao 9º estão participando de oficinas nas técnicas de desenho de animação e sombra chinesa


Alunos do 6º ao 9º ano de 11 escolas municipais de Valinhos estão participando de oficinas para produção de filmes nas técnicas sombras chinesas e desenho animado. Os trabalhos são coordenados por profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e professores de Arte de cada escola.
É o segundo ano que a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, realiza essa parceria. O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas atua há 40 anos com atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, produção e divulgação da técnica de animação em todo o Brasil e no mundo.
“É um projeto importante, que optamos por dar continuidade. Ele enriquece o currículo de nossas escolas, já que promove uma série de habilidades em nossos alunos, como a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo, além de poder despertar vocações,”, destacou o secretário da Educação, Danilo Sorroce.
As oficinas, com a participação de 15 alunos cada, tiveram início no dia 27 de abril e devem prosseguir até 17 de junho, até atingir as 11 escolas. Elas têm duração de três dias e um total de nove horas cada. Podem ocorrer no horário de aula ou contra turno escolar.
Os 165 alunos envolvidos foram selecionados pela coordenação das escolas e professores de acordo com aptidão para desenho, escrita, música e interesse. Em sete escolas as oficinas serão de desenho animado, coordenada por Maurício Squarisi, e em outras seis, de sombras chinesas, sob a coordenação de Wilson Lazaretti. A opção pela a escolha da técnica foi das próprias unidades.
Durante as oficinas, os alunos produzirão um filme de um minuto com o tema ‘História de Valinhos’ de acordo com a técnica escolhida. A participação ocorrerá em todas as fases da produção, desde elaboração do roteiro, desenho, animação e trilha sonora.
“A animação é uma grande ferramenta pedagógica, pois os alunos estão sintonizados com a tecnologia, e com esse trabalho aprendem uma série de conceitos de outra forma e com mais prazer”, destacou Maurício Squarisi.
A professora de Arte, Roberta Aparecida Fernandes, da EMEB ‘Dona Carolina de Oliveira Sigrist’, no bairro Capivari, contou que os alunos adoraram participar. Nessa unidade, o trabalho foi realizado nos últimos 13, 14 e 15.  “Tudo que é diferente gera mais interesse. Os alunos produziram bastante e capricharam muito”, ressaltou.
Com a técnica de desenho animado, o filme produzido pelo grupo conta a história ‘Do café, ao figo’, resgatando a história desde a chegada dos bandeirantes, dos escravos nas plantações de café até a chegada dos imigrantes italiano e o início do cultivo do figo roxo.

Festival
Os filmes produzidos serão apresentados no 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação, que será realizado no segundo semestre e aberto à comunidade. No Festival, também serão exibidos os dois filmes elaborados por professores de Arte da rede municipal, que fizeram questão de participar das oficinas no início do projeto, para terem maior subsídio para orientação dos alunos.
Durante o festival, os filmes serão julgados por uma comissão, composta por profissionais conhecedores das técnicas de sombras chinesas e desenho animado e da Educação. Os grupos premiados em cada categoria receberão troféus e ganharão uma viagem à Casa de Chocolate onde passarão o dia com todas as despesas pagas. 
Todos os filmes farão parte de um DVD com making of (de fotos) que será doado a todos os alunos participantes das oficinas, juntamente com um certificado.





Edição n.º 988 - página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário