sexta-feira, 8 de maio de 2015

Petrobrás despenca


A conceituada revista Forbes, que anualmente informa o ranking das maiores empresas do mundo, noticia a incrível queda da Petrobrás. A empresa estatal brasileira que em 2012 aparecia entre as 10 maiores companhias do mundo, segundo a mesma Forbes, no ano passado (2014), já estava classificada em 30º lugar e agora, neste ano, sua posição despencou, encontrando-se a empresa em 416º lugar. Com essa notícia a Forbes manda um aviso de alerta para os que investiram na companhia. Uma queda e tanto!...

Mesmo no Brasil, a Petrobrás não é mais a líder do setor empresarial já que caiu do 1º para o 5º lugar na lista das empresas nacionais. Para a Forbes isto se deve porque o valor de mercado da Petrobrás caiu pela metade em apenas um ano, ou seja, passou de US$ 86,8 bilhões de dólares para US$ 44,4 bilhões de dólares, em razão do escândalo da corrupção que envolveu a estatal nas suas “tenebrosas transações”.

Para os especialistas, o problema principal é a má gestão da estatal. A Petrobrás foi obrigada, por determinação do governo, a praticar o preço do combustível abaixo do seu custo durante muito tempo — o que, aliás, tive a oportunidade de comentar algum tempo atrás nesta coluna —; abrir sem o devido estudo e respaldo técnicos quatro refinarias; realizar obras que estavam além da sua capacidade; participar de 30% de todos os campos do pré-sal; não viabilizar adequada e corretamente os seus investimentos; desfalcar os seus cofres. Essa falta de visão para os reais interesses da companhia, objetivando essas ações apenas os interesses de alguns dirigentes, esgotou o fôlego da estatal, que foi para o buraco. Afinal, nem a Petrobrás aguenta tanto desaforo, tanta incompetência e tanta roubalheira!



Agora, o panorama é o seguinte: as ações já se desvalorizaram tanto que o recomendável é que não sejam vendidas, até porque o prejuízo já está instalado. Parece que não há outra saída que não a de manter os papéis da empresa e esperar a sua recuperação que, por certo, com uma gestão responsável e ética, deverá acontecer dentro de cinco ou dez anos.

Este é o legado de uma administração que se diz preparada e competente para governar o país: afundar a Petrobrás, empresa que sempre foi o orgulho dos brasileiros.

Senhor tende piedade de nós, porque não merecemos!...









Edição n.º 986 - página 08




Nenhum comentário:

Postar um comentário