sexta-feira, 8 de maio de 2015

Célia Leão preside a CCJR em São Paulo




A deputada estadual Célia Leão (PSDB) assumiu hoje, pela segunda vez, a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que é a mais importante da Assembleia Legislativa de São Paulo. Por ela passam todos os projetos que entram para serem debatidos e deliberados pelo Legislativo paulista. Para a vice-presidência foi eleito o deputado Caio França (PSB), filho do vice-governador de São Paulo, Márcio França.
“Assumo com alegria sim, mas, sobretudo, com o compromisso e responsabilidade para esta importante tarefa, para debater e deliberar de maneira eficiente e democrática, todos os temas que couberem à nossa CCJ”, ressaltou a deputada Célia Leão.
A parlamentar já esteve à frente da CCJR nos anos de 1999 a 2001, quando foi a primeira mulher a assumir a presidência da Comissão. Atualmente existem mais de quatrocentos projetos de lei na Assembleia Legislativa para serem avaliados e deliberados. “Nosso trabalho é grande”, assinalou Célia Leão.









Atividade é uma parceria com NET e Instituto Crescer

O prefeito de Valinhos Clayton Machado assinou na manhã desta segunda-feira (4), no Auditório Municipal, o termo de cooperação com as empresas NET e Instituto Crescer para a implantação do projeto ‘Educonex@o’ na rede municipal de ensino.
O projeto tem o objetivo de fomentar o uso de tecnologias digitais em práticas de ensino e aprendizagem, propiciando maior interesse dos alunos e melhoria nos resultados educacionais, além de disponibilizar TV a cabo e Internet banda larga para escolas do município.
Trata-se de mais uma ação do programa ‘Valinhos Digital’ que, desde 2013, vem dotando as escolas municipais com tecnologia digital de ponta e capacitando educadores e alunos para o uso pedagógico dos equipamentos.
Nessa primeira etapa serão contempladas 21 unidades de ensino, o que corresponde mais de 50% das 41 escolas da rede municipal. Segundo o prefeito, a Administração Municipal está trabalhando para levar o projeto a todas as unidades do município.
Abrindo o programa de formação dos educadores, a diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Maria Allan, proferiu a palestra ‘Educação 3.0 e recursos educacionais emergentes’, para 250 professores da rede municipal presentes ao evento. A professora e doutora é referência na área educacional no uso da tecnologia digital.

Curso para professores
O trabalho de capacitação terá continuidade com um curso destinado, inicialmente, para 64 professores das unidades abrangidas no projeto com duração de oito meses. O curso, com início em abril, além de ser realizado à distância, vai contar com quatro encontros presenciais de 8 horas, dois no primeiro semestre e dois no segundo semestre.
Totalizando uma carga horária de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 40h de interações online), os alunos terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas, como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs.
A Secretaria de Educação poderá ainda escolher quatro temas, entre os disponíveis no Guia Crescer em Rede, para serem trabalhados com os professores ao longo do curso, como Redes Sociais, Educação na Nuvem, StopMotion (técnica de animação fotograma a fotograma), BlockCAD (programa para a criação de modelos em 3D), entre outros.

Reflexos no futuro
O prefeito Clayton Machado destacou que o projeto ‘Valinhos Digital’ refletirá “no futuro das nossas crianças. São elas que tocarão nosso país, e precisam dessas capacitações para enfrentar o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Estamos fazendo tudo o que é possível para melhorar nossa educação”, afirmou.
Já o secretário da Educação, Danilo Sorroce, lembrou que desde 2013 foram trocados os computadores de 12 laboratórios das 19 escolas de ensino fundamental, além dos das secretarias e sala de professores de todas as unidades, por meio de investimento do poder público e parceria com a Rota das Bandeiras.
“Mas não adianta investirmos em equipamentos se não investirmos na capacitação das pessoas, e essa parceria é importante nesse sentido. Já avançamos muito, mas ainda precisamos avançar mais. E precisamos do retorno de vocês (educadores)”, complementou o secretário.
Segundo o gerente comercial da NET, Newton Rodrigo Júnior, Valinhos é a primeira cidade a receber o projeto neste ano. O ‘Educonex@o’ é desenvolvido desde 2011 por meio da parceria com o Instituto Crescer e as secretarias da Educação. O projeto já atingiu 15 mil alunos e 600 professores de 22 cidades. Além de Valinhos, este ano o projeto será levado para mais seis cidades.
"O Educonex@o visa preparar professores para que estejam cada vez mais conectados com os desafios que envolvem o processo de aprendizagem, sendo capazes de fazer uso mais criativo e inovador das tecnologias digitais de forma a envolver os alunos na aprendizagem. São muitos registros dos projetos aplicados junto aos alunos e blogs mostrando a inovação nas escolas", afirma Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.


Edição nº 986 -  página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário