sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ação Saúde

A terceira edição do “Ação Saúde” será realizada pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, neste sábado, dia 4, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, na Reforma Agrária. O objetivo da Administração Municipal é aproximar da população, principalmente da região rural e bairros mais distantes, os serviços oferecidos na Rede Municipal de Saúde na área de Atenção Básica.

            As atividades serão promovidas das 9 às 12 horas, em conjunto com o Bazar Itinerantes e cadastramento das famílias para o recebimento de cobertores da Campanha de Inverno “Aquecendo a quem tem frio, aquecemos nosso coração” do Fundo Social de Solidariedade.
            No “Ação Saúde”, serão oferecidos teste de detecção de diabetes, controle de pressão arterial, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), orientação em saúde bucal, divulgação do programa de prevenção ao tabagismo, conscientização sobre dengue e febre maculosa. Na parte artística e de lazer, haverá a apresentação da Banda DN7, interpretando diversos gêneros musicais, e dança fitness Zumba.
            Segundo a secretária da Saúde, Cristina de Fátima Fiore, a Administração Municipal defende a humanização e desmistificação dos serviços de saúde. “Estamos levando os profissionais de saúde para perto da comunidade, para que eles tenham conhecimento da realidade do bairro e assim elaborem políticas públicas condizentes”, explicou a secretária.
             “Por outro lado, com essas ações, nossa proposta é conscientizar as pessoas da importância do autocuidado, fazendo exames de prevenção, tendo um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física, lazer e alimentação saudável”, acrescentou, ressaltando que se trata de uma proposta de saúde que valoriza a prevenção e que também oferece a oportunidade para a detecção de doenças e encaminhamento para tratamento.

            Capivari – No último dia 20 de abril, a programação foi realizada na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Dona Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari, também juntamente com o 1º Bazar Itinerante e cadastramento das famílias para a Campanha de Inverno “Aquecendo a quem tem frio, aquecemos nosso coração” do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos.   
            Segundo a secretária da Pasta, mais de 280 pessoas participaram da atividade de prevenção e educação em Saúde.  Do total de participantes, 83 pessoas fizeram aferição da pressão arterial, 139 realizaram teste de detecção de diabetes, 48 avaliaram o Índice de Massa Corporal (IMC), 48 receberam informações sobre métodos anticoncepcionais e 42 buscaram orientações sobre saúde mental. “Os casos alterados foram encaminhados para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde”, informou a diretora de Programas e Projetos em Saúde, Rita Longo.
             Ainda na área da Saúde foram promovidas atividades de conscientização sobre a dengue, febre maculosa, animais peçonhentos e orientações sobre saúde bucal. O “Ação Saúde” contou ainda com hospitalhaços, atividades esportivas e de lazer, cantinho do desenho e da leitura, além da apresentação de dança hip hop e da banda DNA 7.
            A primeira edição do “Ação Saúde” foi realizada no dia 6 de abril, no CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio) “Adoniran Barbosa”, no centro da cidade, com cerca de 700 atendimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário