sexta-feira, 10 de maio de 2013

Missão de paz do Papa



A importância da viagem do Papa ao Brasil em seu encontro com a juventude brasileira e mundial.
                     
O Rio de Janeiro prepara-se para o primeiro de uma série de megaeventos internacionais que mobilizarão milhões de pessoas, vindas de diversas partes do planeta, a culminar com a Copa do Mundo, no ano que vem e as Olimpíadas em 2016.

            A Jornada Mundial da Juventude, a primeira a acontecer no Brasil, desde que foi implantada pelo beato João Paulo II, será um teste da capacidade da "cidade maravilhosa" de acolher eventos desta proporção, em tempos de globalização e pujança tecnológica. De 23 a 28 de julho, o Brasil estará sediando o maior evento católico do mundo, e será a primeira viagem do papa Francisco à América Latina. Em todos os aspectos, será um teste e tanto, pois a programação, já anunciada, será bastante intensa. 

            Em sua homilia da missa do domingo de Ramos desse ano, o papa Francisco assim se expressou: "Queridos amigos, na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu, desde hoje, me ponho a caminho convosco. Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz. Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontremo-nos naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro. Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos para levar Jesus às periferias do mundo e da existência. Três palavras: alegria, cruz, jovens”.

            Com estas palavras do papa Francisco, e agora diante da programação que cumprirá visitando o Rio de Janeiro e Aparecida, vamos torcer para que este encontro seja mesmo uma oportunidade de conversão de muitos jovens, como uma feliz possibilidade de erradicar parte da violência que, todos os dias, faz milhares de vítimas em todo o mundo.



            O papa virá como peregrino da paz, num mundo com tensões que esgarçam o tecido social, preocupando a todos, indistintamente e cada vez mais, principalmente na região do Oriente Médio. Que a vinda do papa ao Brasil seja motivo de alegria e esperança, para que os jovens descubram o sentido de Deus no encontro pessoal com Jesus Cristo, que a visita do papa quer suscitar. De modo especial no Rio de Janeiro, a cidade sempre maravilhosa!







Nenhum comentário:

Postar um comentário