sexta-feira, 3 de maio de 2013

AS EXPERIÊNCIAS DA VIDA!...





         “Há muito tempo, vivia solitário na mata um grande sábio, famoso por dar conselhos que tornavam as pessoas ricas.
         Um jovem ficou fascinado ao saber isto e resolveu entrar na mata à procura do mestre. Andou por dias e enfim encontrou a cabana do sábio. Ao chegar, logo questionou o mestre:

         -Quero ser muito rico a fim de ajudar todos os pobres do mundo. Senhor, conte-me qual é o segredo para gerar riqueza e abundância de bens.
         O sábio meditou por alguns segundos e respondeu:
         - No coração de cada ser humano moram duas qualidades. Todos  nós somos apaixonados por elas, é impossível ignorá-las. Mas elas guardam um grande segredo.
         O jovem deu um sorriso de satisfação. O sábio, no entanto, manteve a mesma expressão, e continuou:
         - Uma das qualidades se chama Sabedoria e a outra se chama Riqueza. Embora você ame as duas qualidades na mesma intensidade, é preciso dedicar a uma delas atenção especial. Você precisa fazer uma escolha fundamental entre uma delas. Se você buscar, amar, dedicar-se intensamente à Sabedoria, a Riqueza ficará enciumada, desejando o mesmo afeto. Assim, quanto mais você procurar a Sabedoria, mais a Riqueza vai desejar ficar com você. Ela nunca o abandonará. O segredo “da prosperidade e da abundância está no modo como você trata a Sabedoria”.

         Quando, no dia a dia da nossa vida, nos preocupamos com a Sabedoria, recebemos muitos benefícios em troca. A Sabedoria nos orienta, nos faz ser melhores, mais ativos, mais criativos, mais eficazes.
         Precisamos investir no conhecimento, pois ele tem um poder que é a chave para o sucesso e para a realização pessoal e social. Com toda a tecnologia existente, devemos nos comprometer com nosso crescimento e atualização constante.
         Sabemos que só por meio da educação, fonte de sabedoria, podemos construir um mundo melhor, mais humano, mais pleno de respeito com todas as pessoas.
         E o que dizer das experiências da nossa vida já vivida?
         Elas são o resultado do exercício da sabedoria, portanto, têm muito a nos ensinar e nos tornam sábios para os mais jovens. Nossas experiências fundamentam as escolhas que fazemos e nos dão forças para prosseguir nas mudanças que decidimos empreender.
         A busca da sabedoria exige de nós muita persistência, vontade, paciência, empenho, dedicação, clareza de idéias, atenção...  Nada é empecilho para essa busca!... Nem a idade, nem a condição social, nem a distância...
         A busca da sabedoria e o desejo constante do conhecimento devem ser transmitidos dos pais para os filhos, com carinho e convicção de que somente o trabalho eficiente traz a riqueza e os meios necessários para uma vida digna.

         Que nossos pensamentos se voltem sempre para Deus, pedindo luz e inspiração na busca incessante da sabedoria. 






        

Nenhum comentário:

Postar um comentário