sexta-feira, 24 de maio de 2013

O papel da comunicação no trabalho


Emitir uma mensagem, seja por qual meio for e usando o código (palavras, símbolos e/ou números) que for, implica assumir responsabilidades. O que dizemos, bem como a forma pela qual dizemos, pode expressar o que somos.
Os métodos de comunicação quando aplicados de boa forma vêm a ser uma ajuda no nosso dia-a-dia, tanto o profissional quanto o social. Pesquisas indicam falhas e má aplicação dos métodos de comunicação como fontes do desperdício de tempo e geradoras de conflitos interpessoais.
No plano profissional há vários tipos de comunicação: ordens de serviço, comunicados internos, conversações, conferências, apresentações, informativos, fone, fax, e-mail e comunicadores online, entre outros. A estes, adiciono o mapa de riscos (representação gráfica dos riscos existentes no local de trabalho), a sinalização de segurança e o mapa de luz.
Essa gama de meios de comunicação exige de nós conhecimentos que vão para além da linguagem pura e simples, implicam conhecimento de regras sociais e empresariais. Solicitar esclarecimentos não significa demonstrar incapacidade, mas demonstra interesse em realizar tarefas sem ter dúvidas sobre elas. Dizer às pessoas o que esperamos que elas façam facilitará esse “fazer”; ensinar aos colaboradores como deve ser a comunicação empresarial será benéfico à produção, à prestação de serviços e às relações interpessoais existentes no trabalho.
A fim de se comunicar com clareza e responsabilidade, algumas dicas são úteis.
- ser breve e direto ao informar, evitar rodeios;
- ser honesto nas afirmações;
- não usar os recursos de comunicação para ofender, humilhar ou diminuir os outros;
- ao dar informações ruins, procurar usar tom suave (mas não irônico), o que demonstra empatia e diminui o “peso” da informação;
- dar atenção àqueles com quem esteja se comunicando e esperar que o outro diga tudo o que tem a dizer antes de contra-argumentar, o que demonstra respeito;
- evitar usar termos técnicos com pessoas leigas, pois isso equivale a sonegar informação e deixa de esclarecer.
- por último, mas não menos importante: evitar ser contraditório e, sempre que necessário, recorrer ao dicionário para ter certeza de não dizer o contrário do que pretendia. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário