sexta-feira, 17 de maio de 2013

COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS


A comunicação deve ter o princípio da eficácia. Ela deve ser transformadora.” 
Flávio Schmidt – Relações Públicas, consultor



         A plataforma Estadão PME, em São Paulo, atua na informação, capacitação e inclusão digital de pequenos e médios empresários. No último dia 9, o professor João Lúcio Neto transmitiu seus conhecimentos sobre um tema muito falado e pouco compreendido – A importância e o papel da comunicação nos negócios. Foi o 19º Curso de Capacitação de Gestão Estadão PME.
         Segundo Eunice Mendes e L.A. Costacurta Junqueira, “Comunicar significa tornar comum, trocar informações, partilhar ideias, sentimentos, experiências, crenças e valores, por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens e símbolos.”
A comunicação eficaz nos negócios, é aquela que garante que os processos necessários para geração de resultados, ocorram no tempo certo e para as pessoas certas. Mas nem sempre é assim que acontece.
Três problemas da comunicação se destacam:
1.    Transmitir informação nem sempre é comunicar;
2.    Receber uma informação nem sempre é compreendê-la;
3.    Linguagens e dialetos específicos das diferentes áreas de uma empresa podem representar um entrave.
Estes problemas, quando ocorrem e não são identificados, podem desencadear uma avalanche de equívocos. Isto ocorre com maior frequência do que se imagina, podendo abalar severamente o desempenho das áreas, adiando, comprometendo ou impossibilitando a produtividade.
Com interesse dos colaboradores, em todos os níveis, a busca de informação e de tecnologias adequadas à corporação, permite que os processos fluam e objetivos sejam alcançados com menos desgaste, graças aos esforços bem direcionados. O nível de qualidade de vida cresce junto com a produtividade, beneficiando a todos.
Há excelentes cursos de graduação, extensão, pós-graduação e MBA, que valem o investimento. Presenciais e à distância. Mas quando os recursos são escassos, há muitas ferramentas e informações de baixo custo e gratuitas, disponíveis. São reportagens, artigos científicos, vídeos, palestras e tutoriais – pela internet, nas bibliotecas, em instituições de ensino, em organizações governamentais ou de iniciativa privada.

Às vezes, basta manter a mente aberta e se dispor a aprender, a fazer diferente. Às vezes, um pequeno movimento é o que basta. Às vezes, é preciso muitos movimentos. Mas como saber? Agindo e se comunicando de forma mais eficaz. 

Beatriz representou NOTÍCIAS de Valinhos no curso promovido pelo jornal O Estado de São Paulo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário