sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vacinação contra gripe é prorrogada




            
            O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para o dia 10 de maio em todo o país. Segundo o Ministério, mais da metade do público alvo foi imunizado até agora. Com a prorrogação, a pasta espera a vacinação de pelo menos 80% dos idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, presidiários, profissionais de saúde, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto.
            Segundo a Secretaria da Saúde, em Valinhos até esta quinta-feira, dia 25, a cobertura vacinal do grupo prioritário estava em 46,90%, com 8.477 doses aplicadas. As gestantes e as crianças de seis meses a menores de dois anos são os grupos que apresentam menor cobertura vacinal no município de Valinhos. Já os trabalhadores da saúde apresentam a maior (confira abaixo a cobertura por grupo).
            A vacinação contra três tipos de vírus da gripe (H1N1, H3N2 e gripe B) teve início no último dia 15 e está sendo realizada nas 13 UBS’s (Unidade Básica de Saúde), no horário de funcionamento das mesmas. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar no mínimo 80% das 18.076 pessoas dos grupos prioritários, além dos 3 mil portadores de doenças crônicas.
          No caso de pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, obesas, transplantadas renais ou que tenham alguma doença crônica associada, elas deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina durante a campanha. Segundo a Secretaria da Saúde, foram aplicadas 1.134 doses em portadores de doenças crônicas.
            A Secretária da Saúde, Cristina de Fátima Fiore, destacou a importância da campanha de vacinação anual contra a gripe, que tem contribuindo para a prevenção da doença, além de contribuir com a redução das internações hospitalares.
            Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e a melhor arma para impedir complicações pulmonares, internações ou mesmo óbitos por influenza. Os vírus destas vacinas são inativados, portanto não há transmissão da gripe pela vacina.





Campanha de prevenção ao câncer de boca



A Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca que está sendo promovida em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe também será prorrogada até o próximo dia 10. A avaliação da cavidade bucal está sendo realizada nas UBS’s (Unidade Básica de Saúde) pelos dentistas da rede municipal.
  Os casos suspeitos de câncer serão agendados para reavaliação e, confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento. Segundo a diretora do Departamento de Odontologia, Maria Helena Antoniazzi Krizak, os fatores de risco para a doença são: álcool, fumo, sol excessivo, má higiene oral, próteses dentárias mal-adaptadas, dentes fraturados e herpes tipo I. 

Mesmo que os idosos não possuam dentes, devem fazer a avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade. No autoexame da boca as pessoas devem procurar feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem em até 15 dias. Ao constatar qualquer alteração, a recomendação é procurar o dentista.




Obrigado, Guilhermina

 

Desde maio de 2001 o NOTÍCIAS de Valinhos é impresso nas rotativas do Jornal de Jundiaí.
Esta fidelidade de 16 anos acontece graças à cuidadosa atenção da orçamentista Guilhermina Passanha, que nos presta singular assistência e coordena com dedicação nossos involuntários atrasos. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário