sexta-feira, 31 de maio de 2013

TRABALHO... ACASO... SORTE...



“Paulo e Joaquim eram dois irmãos”. Apesar de terem crescidos juntos, os dois tinham personalidades bem diferentes. Paulo era trabalhador, dedicado, esforçado, enquanto Joaquim só pensava em festas. Na cidade onde viviam, havia uma grande empresa e os dois foram contratados quase na mesma época para serviços de limpeza.

O tempo passou e a empresa, pensando na formação dos seus funcionários, ofereceu um curso supletivo para os que quisessem completar o ensino médio. Quem quisesse, era só permanecer após o expediente e ter as aulas na própria empresa.
Paulo, sempre interessado em crescer, aceitou imediatamente. Joaquim, no auge da sua juventude, não quis gastar seu tempo numa sala de aula. Preferia ficar com os amigos. Além do mais, ficar na empresa sem ganhar hora extra lhe parecia um absurdo.
Mais alguns meses e a empresa ofereceu cursos técnicos. Paulo novamente se inscreveu, mas Joaquim não quis abrir mão do futebol, nem dos programas de televisão favoritos, nem do chope com os amigos.
Novas oportunidades surgiram: curso de línguas, de informática, de contabilidade, recursos humanos etc. Paulo, sempre disposto, abraçava tudo o que era possível. Joaquim nunca tinha tempo livre, suas justificativas eram as mais diversas.
Por causa da boa formação, Paulo foi crescendo na empresa. À medida que novas vagas iam surgindo, seu nome era lembrado por sua competência e dedicação. Foi promovido diversas vezes e logo alcançou um cargo de gerência.

Paulo, porém, continuava a aproveitar todas as possibilidades que a empresa oferecia para seu aprimoramento.
Certa vez, o empresário resolveu homenagear Paulo pela contribuição no crescimento da empresa. Comemoraram com uma festa para todo o departamento.
Naquela mesma tarde, Joaquim passou por ali para fazer a limpeza das salas. Alguém que não conhecia o parentesco entre os dois comentou:
- Que excelente gerente é o senhor Paulo, não?
- Sim, é mesmo... Ele é meu irmão.
- Seu irmão?...
- “Pois é como a vida é ingrata... Ele teve sorte e eu não, concluiu Joaquim”.

Há bens e valores que não podem ser comprados e não dependem da sorte, mas são frutos do esforço pessoal, da dedicação, do trabalho, da persistência...
Cada um de nós constrói a sua vida a cada dia pelas escolhas, pelas opções, pela maneira que decide agir e fazer.
As oportunidades estão por aí, disponíveis para todos. É preciso sair com coragem, à procura do que é melhor, com consciência que sempre é necessário o esforço, a superação e o empenho.
Quando concluímos que as escolhas que fizemos não foram as mais acertadas, não vamos ficar lamentando, mas podemos contorná-las com atitudes produtivas.
É sábio o que escreve Henry Ford: “Os dias prósperos não vêm por acaso. Nascem de muita fadiga e muita persistência”.

Que Deus nosso Pai, nos inspire com sua força e nos ilumine!







Nenhum comentário:

Postar um comentário