sexta-feira, 24 de maio de 2013

OS LIVROS, OS DIAS, AS NOITES...

                 
“A vida humana é tecida de prosa e de poesia. A poesia não é apenas uma variedade de literatura, é também um modo de viver o amor, o fervor, a comunhão, a exaltação, o rito, a festa, a embriaguez, a dança, o canto, que efetivamente transfiguram a vida prosaica feita de tarefas práticas, utilitárias e técnicas. A civilização ocidental moderna separou prosa e poesia. A vida de trabalho e a vida econômica foram invadidas pela prosa e a poesia refugiou-se na vida privada, no tempo que restou...”
(Morin, sociólogo e pensador francês)

       
Interessante a reflexão de Edgar Morin, de que a vida privada ficou restrita ao ‘tempo que restou’... Me fez tentar especificar o tempo que a maioria de nós separa para o profissional e para o pessoal. Difícil. Mais do que supunha.
Tentei fazer diferente, então. Pensei em como vivenciamos a prosa e a poesia nos âmbitos profissional e pessoal. Ficou mais fácil, mas igualmente perturbador.
Mas confesso – gosto do que é perturbador – por mais estranho que pareça. Porque o perturbador é o que me faz parar para pensar, mesmo em meio a tantas outras atividades do dia-a-dia. Ah, esta características feminina – a de insistir em executar inúmeras tarefas ao mesmo tempo... Mesmo que, nem sempre seja o melhor a fazer.

De um certo ponto de vista, o que não perturba, acomoda. O que acomoda, paralisa. O que paralisa, mata – o amor, a vontade, a energia vital.
Filmes e livros são ótimos para nos fazer pensar.
Livros, de maneira ainda mais especial, porque não dependem da eletricidade – mesmo à noite, uma vela pode bastar. Não dependem de máquinas – nós é que viramos suas páginas, uma a uma. Não dependem de espaço – podem ser levados debaixo do braço, na mão, na bolsa. Até quem não enxerga pode usufruir dos livros escritos em Braile ou de serviços de voz! Quem não pode comprá-los, pode fazer seu cadastro em uma biblioteca pública e até levá-los emprestado!
Livros alimentam a alma. Livros podem melhorar nosso desempenho profissional e podem nos fazer melhores no âmbito pessoal. E como separar uma coisa da outra? Seres humanos são tão especiais, justamente por reunirem muitos aspectos e enfoques, em um só corpo, em uma só alma, em um só espírito.
O profissional sério e competente, seja homem ou mulher, é o mesmo que rola no tapete da sala, para brincar com os filhos. O bom desempenho numa tarefa, não compromete a outra – pelo contrário. Certamente, vivenciar o máximo possível e equilibradamente cada uma delas, o fará uma pessoa melhor. Um profissional melhor, um pai (ou mãe/ tio/ irmão/ filho) melhor – um ser humano completo.
Acredito que é para isso que fomos criados – para sermos mais do que para termos. Para sermos livres para ter, porque afinal, ter pode ser só consequência do que conseguimos ser. Tanto no aspecto material, como no existencial.
E como ser, sem livros? Como viver, sem livros?

Seriam apenas dias seguidos de noites. E noites, seguidas de dias, numa sequência insípida.
Quero mais prosa e poesia, para um tempo que transborde e inunde a vida. Com cor, sabor, provocações, indagações e respostas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário