sexta-feira, 31 de maio de 2013

Imprensa e Independência


Por motivos políticos, apenas o regente D. Pedro poderia proclamar nossa separação e independência da Corte Portuguesa.
Mas, NOTÍCIAS de Valinhos quer homenagear o inspirador do jornal “O Tamoio”, José Bonifácio de Andrade e Silva, que foi quem realmente forjou nossa nação!
José Bonifácio era cientista, filósofo, estadista, poliglota, jornalista e um líder dotado de enorme energia e incomparável dinamismo.
Foi ele que redigiu a petição em que os paulistas pediam ao jovem regente D. Pedro que desobedecesse as ordens da Corte de Portugal.
José Bonifácio foi o primeiro ministro brasileiro, de 1821 a 1823.

Naquele último ano, pagou um alto preço pelos sonhos e aspirações de grandeza que tinha para o Brasil: sofreu a cassação de seu mandato, a prisão, o desterro, o exílio e o ódio de seus eternos adversários!
O jornal “O Tamoio” foi fechado, quando Bonifácio foi exilado.
No entanto, os adversários de José Bonifácio não foram só os de seu tempo. São os inimigos de sempre, que entravam o progresso, aferram-se aos privilégios e impedem que o Brasil se torne um país mais justo, mais próspero e menos desigual e cruel.
Vale notar, entretanto, que a instauração da liberdade de imprensa se deu, justamente, na independência do Brasil!
Como sempre, vaidades e grandezas se misturam a mediocridades e qualidades!
Estas são a matéria-prima da política e da imprensa, em todos os tempos!
Texto
Tom Santos
Seria bom que nos lembrássemos dessas coisas ao escolher nossos candidatos, nas próximas eleições, para que possamos ter, no Congresso Nacional, na Presidência da República e no Governo do Estado, pessoas que honrem a tradição de uma imprensa livre e de um país democrático, como queria o Patriarca da nossa Independência!




POR UMA VALINHOS MELHOR!


Valinhos acabou de completar 117 anos... Nossa cidade está além de muitas na educação, é uma cidade limpa, antenada com a preservação do meio ambiente... Mas temos inúmeros problemas que precisam ser solucionados. Muitas vezes as autoridades competentes afirmam que não tomam providências por “desconhecer” alguns dos problemas. E depois que a imprensa mostra, eles tomam decisões para minimizá-los. Pois bem, pensando nisso, o NOTÍCIAS On Line está apresentando um meio de divulgação dos problemas encontrados pela população.

NOTÍCIAS On Line está chamando toda a população para participar deste mutirão de prioridades. Entrem no nosso blog (http://noticiasdevalinhos.blogspot.com.br/),  torne-se um membro e envie sua reivindicação ou sugestão para solucionar um problema detectado na sua região, na sua comunidade. A sugestão deve ser enviada como comentário na aba POR UMA VALINHOS MELHOR! A cada 50 reivindicações/sugestões/agradecimentos apresentadas, iremos encaminhar à câmara dos vereadores e cobraremos uma posição da prefeitura. Vamos usar nossos meios para melhorar nossa cidade, e a qualidade de vida nela. É o NOTÍCIAS se unindo à população valinhense, por uma cidade melhor. Contamos com sua participação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário