sexta-feira, 17 de maio de 2013

ANCORAR NO AGORA!




         “Quando criança, eu observava meu pai aos domingos, após a missa, a folhear o jornal”. Seu ar solene e cara sisuda me impressionavam. Depois, ele comentava com minha mãe como estava o mundo: “Não tem jeito, o fim está próximo”. Meio século depois, ao ver os noticiários, não posso deixar de pensar que se naquela época parecia ao meu pai que não havia mais jeito para o mundo, o que ele diria agora?

         “Nesse contexto de turbulência e insegurança em que vivemos hoje, buscamos avidamente pelo bem mais precioso: a paz. Onde encontraremos serenidade para pensar na vida e seguir em frente com otimismo? Onde está o manancial de pensamento positivo e fé abundante? Enfim, onde podemos estar seguros? Essa fonte inesgotável de serenidade, paz, alegria e amor estão mais perto de nós que nós mesmos. Não se encontra nas luzes e distrações do mundo, mas no mais íntimo de nosso ser, está no momento, no instante atual, no eterno agora. Por isso, é de fundamental importância que cada um aprenda a se ancorar no agora. Viver o presente é uma arte que pode ser aprendida.”
         “Nosso agora deve ser forte e assimilado que não pode permitir espaço para preocupações com erros do passado ou castigos que nos aguardam no futuro. O presente é a única coisa em nossas mãos! Mas esse precioso agora pode facilmente escorrer pelos dedos. Agarre-o, não permita que nada nem ninguém roubem seu presente, porque é nele que está a vida, tudo o que você é e tudo que pode realizar.”
          Quem faz esse relato é Omar Souki, escritor, autor de vários livros e palestrante.
      Quantas reflexões nós podemos acalentar! Mas, também quantas decisões e atitudes nós podemos tomar!
         O agora precioso da nossa vida deve acontecer de maneira a nos tornar realizados e serenos. Ele se constitui de coisas simples do cotidiano. Cabe a nós torna-lo rico e pleno de resultados positivos.
         O agora depende de como o encaramos, de como o entendemos, de como o valorizamos. O agora é feito de vida que rapidamente se torna passado, portanto é necessário que tenhamos a força e a coragem de vivê-lo na sua intensidade.

E Deus, nosso Pai, Criador do tempo e da vida, nos ilumina e inspira na vivência do agora. Esse dom é pessoal e intransferível. Ninguém vai vivê-lo por nós, assim como ninguém vai ‘prestar contas dele’ por nós. É indispensável termos a disciplina de parar para ver, ouvir e sentir o agora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário