sexta-feira, 24 de maio de 2013

Relembrando o Conselheiro



“Líder messiânico que prometia ao seus súditos uma terra ideal com “rios de leite e barracas de cuscuz”, teve diversos nomes, quando chegou ao sertões da Bahia e Sergipe, em 1874, aos 44 anos. Apresentava-se como Antonio dos Mares; Santo Antonio Aparecido; Santo Conselheiro e Bom Jesus Conselheiro. Sua meta, na peregrinação pelos sertões, era erguer 25 igrejas.”  (José Calasans, historiador).
A Coordenadoria de Patrimônio Histórico-Cultural do Estado do Ceará arregaçou as mangas e saiu à cata de valores capazes de promover o tombamento e a reforma da residência de Antonio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro (1830 – 1897), em Quixeramobim, para transformar o imóvel em Memorial do sertão cearense.
Após a reforma, o espaço está sendo usado para eventos,exposições, palestras e também para local de pesquisa e estudos.
Na sequência, foi reaberto o Teatro da Ribeira dos Icós, construção neoclássica projetada em 1860 pelo médico e historiador francês Pedro Thebérge.
As reformas da residência de Antonio Conselheiro e do Teatro dos Icós foram possíveis graças aos patrocínios do Ministério da Cultura e do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

A imprensa escrita e televisiva dedicou significativo espaço para enaltecer a ação dos defensores da cultura do Estado do Ceará. Eles não esperaram acontecer, fizeram a hora: coletaram incentivos para aplicá-los em benefício da preservação dos bens culturais.
Texto
Tom Santos
Refrescando a memória, NOTÍCIAS lembra, mais uma vez, que em 1954, o nosso Adoniran Barbosa foi selecionado pelo diretor cinematográfico Lima Barreto para estrelar o filme “O Sertanejo”, no papel de Antonio Conselheiro.
Lamentavelmente, o filme não foi concluído, porque iria ser rodado na Empresa Vera Cruz, que faliu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário