sexta-feira, 31 de maio de 2013

Um exemplo de profissionalismo



Homenagem a um homem e profissional que deve servir de exemplo de coragem cívica, coerência e defesa das liberdades individuais e coletivas.


Dr. Ruy Mesquita deu continuidade à tradição de sua família, fazendo do jornalismo uma referência da sua geração. De modo especial, a independência e a honestidade intelectual. Assumiu a direção do jornal O Estado de São Paulo numa idade em que muitos já estão aposentados, e aos 70 anos começou nova fase de sua vida, mais ativa, mais entregue à empresa herdada, com a qual ele procurou fazer o melhor e honrar o ofício exercido. Levantava cedo, todos os dias, e já antes das 7h30 da manhã tinha lido todos os principais jornais do Brasil e do mundo. Assim, bem informado dos acontecimentos do dia, telefonava para os articulistas do Estadão, de modo direto, ouvindo sugestões, e direcionando os encaminhamentos, sugerindo os temas dos editoriais, ele próprio muitas vezes escrevendo o editorial do dia. Um exemplo de profissionalismo!

        Tendo apoiado o movimento de 1964, que impôs ao país o regime ditatorial por mais de vinte anos, o Estadão logo rompeu com o regime no ano seguinte, quando foram abolidas as eleições. Submetido à censura, o jornal agiu com criatividade para driblar o cerceamento da liberdade de expressão, publicando receitas de bolo e poemas de Camões etc., nos espaços das matérias censuradas. Com a redemocratização, o Estadão manteve sua linha liberal do ponto de vista da economia de mercado, e continuou juntamente com a Folha de São Paulo, a voz mais ouvida no estado bandeirante. Grandes nomes do jornalismo passaram pelo Estadão, e também pelo Jornal da Tarde, criado pelo Dr. Ruy Mesquita, em 1966, marcado por uma diagramação inovadora e seções temáticas que, durante muitos anos, foi um marco da imprensa paulista. Foi coerente e fiel à linha filosófica do jornal, desde a sua fundação no século 19.


        Que a nova geração de jovens estudantes, principalmente do jornalismo, se espelhe no exemplo deixado por Dr. Ruy Mesquita, "homem de espírito público, voltado ao bem comum", como ressaltou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; ou ainda, de quem falava o que pensava, dizia o que precisava ser dito, sempre em defesa da liberdade de expressão, como destacou o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. 
Homenageado reconhecidamente por toda a imprensa brasileira e por autoridades públicas, Dr. Ruy, como era conhecido, deixa um legado de coerência, de seriedade e de competência no exercício da inteligência brasileira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário