sexta-feira, 5 de junho de 2015

Alunos de violino do Centro Cultural aprimoram conhecimentos como espectadores de grandes concertos



Atividades contam com o apoio da Prefeitura por meio da 
Secretaria de Cultura e Turismo



Trinta alunos do curso de violino do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, ministrado pelo músico Rone Cesar Moreira, têm passado por novas experiências ao assistirem apresentações de renomados concertos promovidos na Sala São Paulo, uma das mais visitadas nos circuitos das grandes orquestras sinfônicas e considerada uma das melhores salas de concerto da América Latina.
Nesta quarta-feira (3) elas voltam ao espaço para contemplarem a orquestra da França ‘L’Orchestre de Pau Pays de Béarn, com direção musical de Fayçal Karoui. Os músicos executarão a abertura de “As Bodas de Fígaro” (Wolfgang Amadeus Mozart), 
Concerto para violino em ré maior (op.35) (Piotr Ilyich Tchaikovsk) e Sherazade, Suíte Sinfônica (op. 35)(Nikolai Rimsky-Korsakov).
A apresentação integra o projeto ‘Mozarteum’ que já trouxe para o Brasil algumas das orquestras mais importantes do mundo,  além das companhias de dança como Bolshoi e o New York City, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural do país.
No último dia 13 de maio, os alunos estiveram na Sala São Paulo para assistir, pelo mesmo projeto, ao concerto da Filarmônica Austro - Húngara Haydn, consagrada orquestra  ganhadora de vários prêmios e de inúmeras turnês e apresentações nos principais teatros e festivais do mundo, que tem como regente Alexandre Lonquich.
A ideia de levá-los aos concertos é do próprio professor Rone que faz questão de oferecer as apresentações, cujos convites de cortesia são conseguidos por ele mesmo a fim de proporcionar a atividade gratuitamente aos seus alunos que ainda contam com transporte fornecido pela Secretaria de Cultura e Turismo.
“Acho importantíssimo este contato dos alunos com as orquestras, pois é um incentivo a mais para que tenham novos olhares sobre a música erudita. Eles ficaram encantados”, destacou. A aluna Simone Aparecida Bellini achou a experiência bem positiva. “Fiquei muito emocionada. Foi uma apresentação maravilhosa e muito inspiradora”, disse.








Valinhos oferece cirurgias de vasectomia a casais com 
mais de dois filhos

Casal deve passar por orientações e palestras durante 60 dias 
para realizar cirurgia

O Programa de Planejamento Familiar de Valinhos, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece cirurgias gratuitas de vasectomia e laqueadura aos usuários da rede municipal de saúde. O serviço é disponível para homens ou mulheres casados, com idade mínima de 25 anos e que tenham pelo menos dois filhos com mais de seis meses, do mesmo parceiro.
De acordo com a secretária de Saúde, Rita Longo, para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, o casal deve procurar uma das 13 Unidades Básicas de Saúde, para ser direcionado ao programa, que conta com uma equipe especializada – composta por psicólogo, assistente social, médico e enfermeira, que atuam na orientação e no esclarecimento dos pacientes.
“É necessário que o marido e a esposa preencham um formulário definindo a opção por vasectomia ou laqueadura, sendo que o primeiro procedimento é o mais aconselhável por ser mais simples e rápido”, disse a secretária da pasta.
Rita Longo ainda disse que, em seguida, o casal participa de uma palestra na qual recebe orientações sobre os diversos métodos contraceptivos, incluindo os chamados temporários (uso de preservativos e pílulas anticoncepcionais) e as cirurgias definitivas.
“Após a reunião, os participantes são orientados sobre os exames clínicos e devem aguardar um prazo mínimo de 60 dias para a realização da cirurgia, tempo suficiente para que o casal venha refletir, para confirmar ou desistir da ideia de um procedimento irreversível”, afirmou.
O processo cirúrgico é realizado no CEV (Centro de Especialidades de Valinhos). Já os atendimentos psicológicos e de Serviço Social, são promovidos na Casa do Adolescente.
Todos os procedimentos seguem os critérios estabelecidos pela Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996. A lei prevê a realização de diversas ações para dar assistência à concepção ou contracepção, incluindo a distribuição de métodos anticoncepcionais ou realização de cirurgias.



Palestra:  Na última sexta-feira (29), 81 pessoas participaram da palestra que é promovida trimestralmente no CETS (Centro de Estudos e Treinamento em Saúde), localizado no bairro Vila Santana. A próxima atividade será realizada no dia 28 de agosto.

Conheça os procedimentos: Vasectomia – É um procedimento cirúrgico simples para a esterilização masculina, que não necessita de internação e consuma em menos de 30 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, o procedimento interrompe a passagem do espermatozóide dos testículos para o líquido seminal. Assim o homem pode ter a prática sexual ativa, sem qualquer prejuízo, e com o risco praticamente nulo de gerar filhos.
Laqueadura - É um processo de esterilização feminina, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide. Nesta cirurgia as trompas são cortadas e as suas extremidades amarradas de modo que a passagem dos espermatozóides fique bloqueada, impedindo a fecundação.





Edição n.º 990 - página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário