sexta-feira, 5 de junho de 2015

Prefeitura de Valinhos encaminha Plano Municipal da Educação para votação da Câmara


Projeto começou a tramitar na sessão de terça-feira (2). Prazo para aprovação é 24 de junho.




A Administração Municipal encaminhou o Plano Municipal da Educação de Valinhos ao Legislativo nesta segunda-feira (1º). O projeto de lei começou a tramitar na sessão desta terça-feira (2) e tem prazo para aprovação até 24 de junho de acordo com determinação do Ministério da Educação. O não cumprimento acarretará no corte de repasses de verba do Governo Federal para a área da Educação.
A instituição do Plano atende às exigências do art. 243 da Lei Orgânica do Município e da Lei Federal n°13.005, de 25 de junho de 2014, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação. O Plano traçará as políticas públicas para a área da Educação nos próximos 10 anos.
 “A aprovação do Plano Municipal da Educação representa uma grande conquista para a área, pois a população poderá fiscalizar o cumprimento das metas pelos governantes nos próximos 10 anos”, salientou o secretário da Educação, Danilo Sorroce.
Entre as metas definidas no Plano do município estão ampliação do atendimento da demanda de 0 a 3 anos nas creches municipais; ampliação do número de Professores I para atuação nas creches no prazo de cinco anos; promoção de atividades extraclasse em parceria com as secretarias de Cultura e Esportes; atualização da estrutura física das escolas de ensino fundamental com bibliotecas, quadras, laboratórios e salas de informática; disponibilização de materiais pedagógicos adequados para escolas que atendam alunos com deficiência e altas habilidades e garantia de profissionalização desses alunos em cooperação com outros órgãos; maior apoio à formação inicial e continuada aos professores da rede; e ampliação de vagas para a Educação de Jovens e Adultos.
A população teve oportunidade de conhecer e apresentar sugestões ao conteúdo em audiência pública promovida no último dia 18 na Prefeitura.
Histórico – O Plano Nacional da Educação de Valinhos começou a ser elaborado em 2010, a partir da realização, em outubro, de Conferência Municipal da Educação, com a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade. Na oportunidade foram eleitos delegados representantes de todos os segmentos ligados à Educação que, juntamente com técnicos da Educação, elaboraram o documento base do Plano entre novembro de 2010 a agosto de 2011.
Já em setembro de 2011 foi realizada nova Conferência Municipal da Educação para apresentação da minuta do Plano e entrega do documento base ao Conselho Municipal da Educação para encaminhamentos necessários. Em maio de 2012, a Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais da Prefeitura orientou novos estudos e adequações ao documento base de acordo com as diretrizes do Plano Nacional da Educação, que estava em discussão.
Entre junho de 2012 a dezembro de 2013, a partir das manifestações do Conselho, o documento base tramitou pelas secretarias municipais para estudos de impactos e respectivas manifestações. Já entre fevereiro de 2014 a abril de 2015, foram realizados novos estudos e adequações com base nas diretrizes dispostas no Plano Nacional da Educação (2014-2024). 













 Edição n.º 990 - página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário