sexta-feira, 19 de junho de 2015

VIRE O JOGO!...




No cotidiano da nossa vida, já passamos algumas vezes por crises. As situações difíceis podem acontecer em momentos de mudanças repentinas. E, podem ser de qualquer natureza: física, emocional, espiritual, financeira...
Conforme a psicóloga Adriana Takahashi, na língua chinesa e nos negócios, crise e oportunidade são representadas por um mesmo ideograma. “Num momento desfavorável, teremos sempre a chance de escolher: ou renascemos da crise ou nos afundamos nela”.
“Toda mudança gera estresse, seja ela boa ou ruim. Corajoso não é aquele que não sente medo, e sim o que o enfrenta e se supera diante de situações difíceis. Apesar de a crise ser um momento negativo, é uma oportunidade na qual é possível fazer uma reflexão sobre fatos e acontecimentos de nossa vida, para uma posterior atitude positiva.”
“No entanto, o que fazer quando se está em uma crise? O primeiro passo para sair é reconhecer e aceita-la.”
“Só podemos modificar e transformar aquilo que aceitamos. Quando estamos no meio de uma crise tudo o que queremos é sair dela, mas depois de um tempo, geralmente, começamos a perceber que aquela situação teve muitos aspectos positivos que nos impulsionaram para mudanças e para um patamar mais elevado de consciência.”
Ao refletirmos sobre a situação de crise, lembramo-nos do fato baseado numa fábula de Esopo: “O empregado de uma cocheira costumava passar dias inteiros limpando e escovando um cavalo que estava sob seus cuidados, no entanto, ao mesmo tempo, roubava os grãos de aveia da alimentação do animal e os vendia para obter lucro. Depois de perceber a situação, o cavalo disse: Que pena! Se o senhor desejasse de fato me ver em boas condições, acariciava-me menos e me alimentava mais.”
Os dois personagens estão em situação de desequilíbrio. A saída dessa situação, a virada do jogo depende da atitude de cada um. Muitas pessoas procuram agradar, mas deixam de fazer o bem para os outros ou assumir seus compromissos. Outras só lamentam e ficam passivas.
Faz bem lembrar a frase: “Só permanece verdadeiro aquilo que se transforma. E as crises são nossas oportunidades de transformação.”
Quando estamos em crise, precisamos encontrar a força interior que possuímos para “virar o jogo”. Precisamos olhar além da crise, para enxergar novas oportunidades de crescimento, de realização, de alegria, de bem estar, de construção...
E acreditamos na luz, sabedoria e amor que procedem de DEUS, nosso PAI, para nos fortalecer e impulsionar.



















 Edição n.º 992 - página 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário