sexta-feira, 5 de junho de 2015

DIFERENÇAS



“Primeiro levaram os negros... Mas não me importei com isso. Eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários...Mas não me importei com isso. Eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis... Mas não me importei com isso. Porque eu não sou miserável.
Depois agarraram uns desempregados...Mas como tenho meu emprego, também não me importei.
Agora estão me levando... Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo”.
Bertolt Brecht

Essa semana, estava assistindo a um desenho com minha filha, e ouvi o personagem Super Shock falar uma frase que me fez refletir... E muito!
Super Shock é um adolescente negro, que  vive com o pai e a irmã. No episódio em questão, a família inteira foi à África.  Quando já estava lá, Super Shock ligou para seu melhor amigo, um rapaz loiro, e disse a seguinte frase:
- Aqui na África é muito legal... Ninguém fica olhando pra mim, pois não sou o garoto negro, sou apenas um garoto, porque aqui todo mundo é negro... ”
Essa frase tocou lá no fundo. Nunca tinha sequer imaginado isso. Porque na realidade eu nunca enxerguei as diferenças. Mas entendi o que ele quis dizer.
Perguntei aos meus filhos se algum dia haviam se sentido assim, e fiquei feliz que a resposta tenha sido negativa.
Mas em muitos casos, sei que não é!
Pessoas diferentes são olhadas de maneira diferente. Como se não fossem boas o suficiente, por não serem iguais à maioria.
E isso acontece em relação a cor da pele, costumes religiosos,  altura, peso, beleza ou falta dela, disposição dos dentes, tipo de cabelo e muito mais!
E quem escreveu essa regra? Quem disse que ser diferente é ser errado ou anormal?

O único ítem capaz de classificar uma pessoa melhor é o amor que ela distribui por onde passa, sejam quais forem os obstáculos do seu caminho!
Precisamos ensinar nossos filhos a respeitarem as diferenças. Precisamos explicar que cada pessoa é única. Única em suas qualidades e defeitos, e que precisamos aprender a admirar essas diferenças, pois são elas que tornam o mundo um aprendizado diário tão interessante.
Ninguém é melhor que ninguém... Somos apenas diferentes e únicos!

















 Edição n.º 990 - página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário