sexta-feira, 19 de junho de 2015

Secretaria da Saúde e Inase lançam campanha de combate à violência contra idosos 




Segundo dados do Seade, população idosa em Valinhos chega a 14% do total de habitantes

Sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e disseminar o entendimento dos maus tratos como violação aos direitos humanos. Esses são os principais objetivos da campanha do Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, lançada no último dia 15, em Valinhos. 
Com o mote “Ele já cuidou de você, agora é a sua vez”, a campanha - desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Valinhos, em parceria com o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação-, pretende chamar a atenção sobre as diversas formas de violência praticadas contra idosos. 
 “Quando falamos sobre violência contra a pessoa idosa não nos referimos apenas a agressão física. Seja em forma de abuso econômico, maus tratos, abandono ou negligência, a violência se traduz caracterizando rejeição, isolamento ou discriminação”, afirma a secretária de Saúde do município, Dra. Rita Longo. 
Ainda de acordo com a secretária, a negligência é uma das principais formas de violência praticadas contra idosos.
Segundo projeção divulgada pelo Seade, a cidade de Valinhos terá, em 1ª de julho de 2015, 16.088 idosos, o que representa aproximadamente 14% do total de habitantes do município. “Recebemos em nossas unidades idosos com graves problemas de saúde causados pelo abandono, negligência e maus tratos. Por isso, decidimos abraçar essa causa e lutar para que nossos idosos tenham condições dignas de vida”, finaliza. 
Segundo a assistente social, Viviane Custódio, as vítimas de maus tratos frequentemente se calam e chegam a se isolar para que outras pessoas não tomem conhecimento sobre o caso. “Por isso, qualquer tipo de violência deve ser denunciada e o engajamento da população é essencial”.
A Prefeitura de Valinhos informa que denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou pelo site http://www.disque100.gov.br. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada.

Formas de manifestação da violência contra a pessoa idosa:
- Física: Inclui abuso e maus tratos físicos, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas (ex. facas, estilete) e armas de fogo.
- Negligência/ abandono: Negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma extrema de negligência.
- Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.
- Econômico-financeira e patrimonial: Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
- Autoinfligida e autonegligência: Refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.
- Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.













Edição n.º 992 - página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário