sexta-feira, 5 de junho de 2015

A importância de uma boa redação



No grupo escolar Professor Antônio Alves Aranha eu já sentia que estava destinado a escrever. Já escrevia para o jornal da escola. Era péssimo em matemática, mas era muito bom em português. Vá entender?!... Muito bom em uma matéria e muito ruim em outra. E assim fui levando até perceber que eu gostava de escrever e era bom em redigir, o que me habilitou em primeiro lugar no exame de admissão para o Ginásio Estadual de Valinhos que, na época, tinha no seu quadro de professores praticamente os mesmos do então conceituado Colégio Culto à Ciência, de Campinas. Para os jovens, que desconhecem esse fato, tínhamos que prestar exame de seleção para ingressar no Ginásio. Sabiam?... Era uma luta renhida e, hoje, agradeço por isso!

O certo é que a boa redação me vocacionou para a área das ciências humanas e me possibilitou o exercício de funções públicas relevantes, da advocacia e do magistério superior, além de ser colaborador em vários livros e escritor desta coluna. Fui percebendo então que a boa redação de textos é muito importante para a vida. E hoje, mais do que nunca, é importante para o Enem.

A importância da redação no Enem é muito grande. Mesmo não sendo muito usada em áreas como exatas, a escrita é diária e a vantagem de saber mais e escrever melhor aumentam, notadamente quando se escrevem textos. O fato de muitos não passarem no Enem ocorre porque erram muito, muito mesmo, em ortografia, sintaxe etc. na prova, ou são péssimos na redação. Os textos escritos pelos candidatos devem conter o assunto, e muitos saem do conteúdo solicitado, como se fosse o certo a fazer. Têm dificuldade de entender qual é a proposta da redação. Tudo isso significa que não conseguem entender a temática solicitada e, consequentemente, desenvolver o conteúdo proposto. É falta de atenção? Talvez seja falta mesmo de estudo, de leitura, porque os candidatos têm dificuldade de compreender o texto e o contexto de determinado fato, pois lhes falta capacidade de apreensão. Isso só pode ser suprido com leitura, com treinamento em sala de aula, com professores trabalhando bem a redação nas escolas, com os pais também acompanhando e estimulando os filhos à leitura e na elaboração de redações em casa. 



Vários candidatos que fazem a prova do Enem acham que a pior parte é a redação, exatamente por não conseguirem os resultados esperados. Em muitos textos, os corretores constatam verdadeiros absurdos, que não levam ao assunto requerido pela prova do Enem. É preciso ao menos aprender a escrever um texto, gramaticalmente correto. A escrita é diferente em cada área do conhecimento, mas por mais que seja diferente todos escrevem diariamente. Uma carta, uma mensagem, uma palavra. É necessário se aprender o básico em textos e produções de texto. Esse é o desafio!

A redação é de grande importância para todos, e se o Enem não tivesse a redação, muitos se prejudicariam em vários aspectos. A importância da redação do Enem é significativa, porque — insisto nisso — utilizamos a escrita todos os dias, em nossas atividades cotidianas. A vantagem de escrever bem permite que todos se comuniquem melhor e compreendam melhor a sua realidade de vida. É por isso o Enem exige que cada aluno tenha uma boa redação, num esforço feito para que todos alcancem maior capacidade crítica e criativa da realidade que nos cerca.









 Edição n.º 990 - página 08




Nenhum comentário:

Postar um comentário