sexta-feira, 12 de junho de 2015

Reverter resíduos em utilidades

A exposição "REVERTA – arte e sustentabilidade" quer contribuir para a formação de cidadãos críticos.
Para tanto, propõe um olhar transformador sobre o que passa despercebido em nosso dia a dia: se, por um lado, a parte científica nos ampara com informações técnicas sobre reciclagem e o ciclo de vida dos produtos, o percurso artístico lança mão da capacidade de reinaugurar objetos do cotidiano por meio da arte.
Na natureza, o resíduo de um é matéria-prima e fonte de energia para outro. Do mesmo jeito, em cada sacola descartada existem recursos valiosos. É um desperdício jogar isso fora. Além disso, será mesmo possível "jogar fora"? E "fora" seria onde? Fora do planeta?
A gestão dos resíduos é um dos maiores desafios das cidades no mundo inteiro. Vale olhar mais de perto esse problema tão grave quanto pouco visível aos nossos olhos.
Os produtos que compramos no nosso dia a dia não nasceram nas gôndolas dos supermercados. Eles atravessaram uma série de etapas até chegar lá. E, depois de utilizados, continuam existindo como resíduos.

É curioso o fato de conhecermos parte do legado cultural de povos antigos porque estudamos os resíduos que eles deixaram ao longo de sua existência. Por outro lado, é assustador saber que estamos deixando um legado bem diferente para as gerações futuras; cada um de nós produz, em média, mais de 35 toneladas de resíduos ao longo da vida.
A produção de resíduos está entre os principais problemas ambientais da atualidade. O desejável seria reverter tais resíduos em utilidades e reinaugurar objetos do cotidiano por meio de imaginação, engenho e arte.
A bonita e interativa exposição "REVERTA – arte e sustentabilidade" pode ser visitada, gratuitamente, na OCA, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até julho.

Ou ser conferida no endereço: http://www.reverta.com.br










Edição n.º 991 - página 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário