sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pra que serve o imposto que pagamos?





Escrevo este artigo indignado. A indignação não é um bom sentimento, mas não tive como evitá-lo. Busco me aperfeiçoar, tanto intelectual como espiritualmente, tentando atingir um grau de serenidade para conduzir-me adequadamente nos caminhos da vida e que, por certo, já estão traçados. Mas esta semana não deu. Além dos impostos que, como todo brasileiro, pago, tive que pagar também o imposto de renda, ao qual já havia recolhido antecipadamente aos cofres da União.  

            Cada cidadão brasileiro trabalha 5 meses do ano só para pagar impostos que, teoricamente, deveriam ser destinados a nossa segurança, saúde, educação, enfim, aos serviços públicos destinados à promoção do bem estar coletivo.

            Não sou contra o pagamento de impostos. Ao contrário. Os impostos devem existir para assegurarem a regular prestação dos serviços públicos. Mas meu Deus! A carga tributária é uma das mais altas do mundo e a contrapartida, ou seja, a utilização desses impostos pelo governo deixa a desejar e muito!

            Ora, a propósito, a presidente Dilma Rousseff em sua primeira e recente visita oficial a Cuba ampliou o empréstimo para a ilha. No total, Cuba já recebeu um crédito de US$ 1,37 bilhão do Brasil, sendo US$ 683 milhões garantidos para o pagamento da empreiteira Odebrecht, que constrói o Porto de Mariel. Isso significa dizer que os nossos impostos estão sendo utilizado para os cubanos pagarem uma empreiteira.

            Não é uma crítica sobre o Brasil emprestar dinheiro a Cuba, sob o pretexto de que por aqui não há escolas, hospitais, bolsões de fome etc. Isso é verdade, mas já se tornou um discurso enfadonho. O fato é que se compararmos Cuba e Brasil, os cubanos estão na nossa frente em relação aos índices de alfabetização, desemprego, esperança de vida, IDH (índice de desenvolvimento humano e mortalidade infantil).

            Ademais disso, a presidente vetou o aumento para os aposentados com o argumento de que “não temos dinheiro para tal investimento”; cortou 50% da verba destinada à segurança pública e já está discursando no sentido de prever cortes de verba destinada a serviços públicos. Por outro lado, a receita comemora um aumento na arrecadação de impostos deste ano em relação ao ano passado.

            Não entendi a conta! Se estamos pagando mais impostos porque o repasse desse dinheiro para a prestação de serviços para o povo vai diminuir?

            Ah, esqueci... Que memória curtíssima! Temos que emprestar dinheiro pra Cuba e também para a Bolívia comprar aviões, ou pior, para que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) se mantenham e façam com que o narcotráfico se dissemine ainda mais...

            Você já tentou correr atrás de um empréstimo para saldar dívidas ou mesmo para adquirir uma casa própria? Então você sabe que não é fácil, é uma tarefa digna dos doze trabalhos de Hércules, senão impossível, pelo que se exige e pelo que se tem a pagar em devolução.

            É incrível como nós brasileiros temos que suportar a ideia do quanto temos que tirar da boca de nossas crianças para que os nossos dirigentes possam colocar em prática uma ideologia típica de republiquetas de bananas! Tudo isso é muito triste, senão trágico! O Brasil é um país potencialmente fecundo, mas os seus dirigentes... Falta educação! É na educação que temos que focar e insistir. Sem educação tudo indica que esse estado de coisas só tende a se agravar...


            Enfim, não pude deixar de compartilhar com você, leitor, essa indignação, pois creio que é melhor dividir esse sentimento do que mantê-lo guardado sob o alívio da inconsequência.











4 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar o Dr.Vilela pelo feliz e pertinente artigo sobre nossa carga de impostos.
    Ainda no complemento deste arquivo, vale citar que esta mesma Odebrecht está com o poder em 90% das obras feitas na capital paulista e inclusa neste revoltante numero um estádio de futebol "dado" de presente a um determinado clube pelo mero sonho do ex presidente Lula que é o seu mais famoso torcedor.
    Brasil, mostra sua cara.
    Para béns Vilela, parabéns noticias, que bom ler artigo de pessoas sérias e inteligentes.
    Forte Abraço
    César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, César! O cidadão só pode cumprir plenamente seus deveres e se beneficiar com seus direitos, se estiver bem informado. Ficamos felizes com a manifestação de leitores como você! Obrigado por nos prestigiar! Abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra Nilse Maia, Obrigada pelos elogios e comentários, Sua opinião é muito importante para nós! Só não pudemos publicá-la pois não está devidamente identificada. Caso queira, é só se registrar no nosso blog ou ter alguma conta google para que possa ser legalmente identificada. Encaminhamos sua mensagem ao Dr. Wilson Vilela. Atenciosamente,
      Notícias de Valinhos

      Excluir