sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aconteceu no período JK


 
Foto: Marcos Parodi


No governo do presidente Juscelino Kubitscheck o Brasil iniciou a pujante caminhada, como nação determinada a firmar sua evolução técnica e cultural.
Entre 1956 e 1960, nasceram o Cinema Novo e a Bossa Nova; Eder Jofre conquistou o primeiro título mundial no Box; no futebol, a equipe brasileira ganhou a primeira Copa do Mundo; nasceu a indústria automobilística; Brasília foi construída; reformou-se e ampliou-se a malha ferroviária; pavimentaram-se rodovias; a educação foi um dos itens em destaque, do ousado Plano de Metas, e foi dada atenção especial à produção e armazenamento de alimentos.
Anos depois, nasceu a Tropicália, e Caetano Veloso só sintetizava o clima do Brasil: “Sobre a cabeça os aviões. Sob meus pés, os caminhões. Aponta contra os chapadões, meu nariz. Eu inauguro um monumento, no Planalto Central do País.”
Por aqui, naquele mesmo período e consideradas as devidas diferenças, também havia euforia, porque nascia o novo município Valinhos, desligado de Campinas.
Antônio Palácio Neto se destacou, nesse período e foi eleito vereador, na primeira legislatura (período em que vereador não era cargo remunerado!).  Ocupou várias posições na mesa administrativa, deslocando-se entre os postos de secretário, vice-presidente e presidente da mesa.
Palácio, idealizador, também se dedicava ao comércio de frutas, investida na qual vislumbrava dinamizar o progresso do novo município.
E assim, durante alguns anos, ele se dedicou à política, enquanto também levava as frutas de Valinhos, para os consumidores do Rio de Janeiro se deliciarem, divulgando e tornando conhecida a produção de Valinhos.









Edição n.º 970 - página 02




Nenhum comentário:

Postar um comentário