sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cheio de intuição, este Adoniran

A reportagem de NOTÍCIAS foi a São Paulo para registrar a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo dos alunos Andréa Reis, Ingrid Tavares, Priscila Teles e Tomás Chiaverini, da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Uma parte do conteúdo do trabalho preparado pelos jovens formandos está aqui reproduzida, para os leitores de NOTÍCIAS:
“Adoniran Barbosa foi um dos principais personagens da música brasileira do século XX. Revolucionou o samba paulista introduzindo em suas músicas a fala das ruas, com todos os erros e particularidades do povo de São Paulo. Retratou com precisão a realidade dos excluídos sociais, em melodias que colaboram para sepultar a teoria que São Paulo seria o túmulo do samba.”
O grupo produziu um vídeo e exibiu-o para a banca examinadora e para uma atenta plateia. “Viemos prá cunversá” trata “sucintamente da vida e obra do ator, cantor, compositor Adoniran Barbosa. Para tanto, a peça foi dividida em três eixos fundamentais: resumo bibliográfico, processo criativo e questão social. A fim de traçar um paralelo com a atualidade, o fim do vídeo abre uma discussão sobre a crítica social na música de hoje, considerando rappers os cronistas de uma sociedade desigual, que se aproximam, dessa forma de estilo musical adonirânico.”
Resumo do Projeto Vídeo-Documento exposto pela equipe, começa de forma desconexa e confusa lançando o espectador numa São Paulo barulhenta, poluída, desfigurada por carros e cartazes, enfim a cidade real de todos os dias, que foi musa inspiradora de Adoniran Barbosa. Em seguida, traz personagens comuns que passam apressados pela cidade e são questionados sobre o poeta. E, apesar de confusas e desconexas, as respostas colhidas na rua mostraram que a obra de Adoniran Barbosa permaneceu no inconsciente coletivo da população. Mais do que isso, mostram que o artista tornou-se um mito da música e do samba paulista, ícone de uma época que ecoa nas ruas de São Paulo.
E Adoniran foi um mestre em transformar personagens em ícones, habilidade que o lançou no mundo do rádio, nas décadas de 1940 e 1950. Adoniran fez rir toda uma geração e, mais do que isso, retratou e explicitou as desigualdades sociais de forma cômica e descompromissada, ideológica e politicamente. Dessa forma, Adoniran se aproxima do novo modelo literário do homem comum.











Edição n.º 969 - página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário