A reportagem de NOTÍCIAS
foi a São Paulo para registrar a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso
de Jornalismo dos alunos Andréa Reis, Ingrid Tavares, Priscila Teles e Tomás
Chiaverini, da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana
Mackenzie.
Uma parte do conteúdo do
trabalho preparado pelos jovens formandos está aqui reproduzida, para os
leitores de NOTÍCIAS:
“Adoniran Barbosa foi um
dos principais personagens da música brasileira do século XX. Revolucionou o
samba paulista introduzindo em suas músicas a fala das ruas, com todos os erros
e particularidades do povo de São Paulo. Retratou com precisão a realidade dos
excluídos sociais, em melodias que colaboram para sepultar a teoria que São
Paulo seria o túmulo do samba.”
O grupo produziu um vídeo e
exibiu-o para a banca examinadora e para uma atenta plateia. “Viemos prá
cunversá” trata “sucintamente da vida e obra do ator, cantor, compositor
Adoniran Barbosa. Para tanto, a peça foi dividida em três eixos fundamentais:
resumo bibliográfico, processo criativo e questão social. A fim de traçar um
paralelo com a atualidade, o fim do vídeo abre uma discussão sobre a crítica
social na música de hoje, considerando rappers os cronistas de uma sociedade
desigual, que se aproximam, dessa forma de estilo musical adonirânico.”
Resumo do Projeto
Vídeo-Documento exposto pela equipe, começa de forma desconexa e confusa
lançando o espectador numa São Paulo barulhenta, poluída, desfigurada por
carros e cartazes, enfim a cidade real de todos os dias, que foi musa
inspiradora de Adoniran Barbosa. Em seguida, traz personagens comuns que passam
apressados pela cidade e são questionados sobre o poeta. E, apesar de confusas
e desconexas, as respostas colhidas na rua mostraram que a obra de Adoniran
Barbosa permaneceu no inconsciente coletivo da população. Mais do que isso,
mostram que o artista tornou-se um mito da música e do samba paulista, ícone de
uma época que ecoa nas ruas de São Paulo.
E Adoniran foi um mestre em
transformar personagens em ícones, habilidade que o lançou no mundo do rádio,
nas décadas de 1940 e 1950. Adoniran fez rir toda uma geração e, mais do que
isso, retratou e explicitou as desigualdades sociais de forma cômica e
descompromissada, ideológica e politicamente. Dessa forma, Adoniran se aproxima
do novo modelo literário do homem comum.
Edição n.º 969 - página 02
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