sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sem limites... Sem barreiras... Apenas conhecimento!!






É impressionante até onde chegamos, navegando pela internet!
Na última semana não postei o link do Notícias no Facebook pois precisava verificar o alcance do nosso Jornal por outros meios (Google, Twitter, blog). Fiquei impressionada. Nosso maior acesso veio dos Estados Unidos, seguido pelo Brasil, Russia, Alemanha, Cingapura, China, França, Portugal e Ucrânia!!! É prazeroso saber que pessoas de outras partes do mundo estão prestigiando nosso trabalho.
E é isso que é maravilhoso: toda a informação, todo o conhecimento que podemos adquirir pesquisando na internet.
Muitos acreditam que a internet só serve para redes sociais, jogos -  ignorância pura! A internet é uma ferramenta de pesquisa em tempo real, ou seja, as informações são atualizadas conforme são reestruturadas, descobertas...
Estávamos na praia e meus filhos me perguntaram  “por que a água do mar é salgada”?  Questionei o que pensavam a respeito, induzindo a uma resposta lógica... É isso que incentivo em meus filhos, cada vez que fazem uma pergunta mais complexa -  a pensarem na resposta. Depois sugiro que busquem na internet, incentivando também o gosto pela pesquisa.  E foi o que fizeram!
A internet está aí, ao alcance de quase todos, na ponta dos dedos... Pelo computador, tablet, celular.  Vamos aproveitar tudo de bom que está ao nosso alcance!!



Pra finalizar, sobre  a água do mar ser salgada: Toda água contém íons, inclusive a encontrada em rios e lagos. Nos oceanos, a quantidade é maior devido a um processo que começou há milhões de anos. A chuva foi diluindo os minerais presentes na superfície terrestre, carregando-os para o mar. Ao mesmo tempo, vulcões submersos foram lançando elementos químicos na água, contribuindo para o aumento da salinidade. Esses fenômenos ocorrem até hoje. Estima-se que os oceanos recebam anualmente 2,5 milhões de toneladas de sais variados. Isso quer dizer que os mares ficam mais salgados a cada ano? Não, pois eles também perdem sal. Moluscos, crustáceos, estrelas do mar, ouriços e tartarugas, entre outros animais marinhos, utilizam o sódio e o cálcio diluídos na água para construir suas conchas e carapaças. É por isso que a salinidade média de mares e oceanos ao redor do mundo mantém-se mais ou menos estabilizada em 3,5% - ou seja, 3,5 gramas de sais (principalmente cloro e sódio) para cada litro de água. Apenas no mar Morto, lago de água salgada do Oriente Médio, a salinidade chega a 35% - e por esse motivo é mais fácil flutuar em suas águas.” (http://revistaescola.abril.com.br/ fundamental-2/agua-mar-salgada-636986.shtml )











 Edição n.º 970 - página 05



Nenhum comentário:

Postar um comentário