sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O mundo segundo Mafalda


Mafalda não sossega. Tem sempre uma pergunta na ponta da língua – ou uma boa resposta. Em 2014, essa polêmica garotinha completou 50 anos de estreia nas tirinhas do cartunista argentino Quino (Joaquin Lavado). Para festejar, a mostra itinerante “O Mundo Segundo Mafalda” veio ao Brasil e está em São Paulo.” (Fernanda Araújo, O Estado de S.Paulo, Divirta-se, 18/12/2014)



Aos 6 anos e filha de uma família de classe média argentina, ela tem um olhar inteligente e curioso sobre o mundo e o ser humano, além de muitas ideias para melhorar a vida na Terra.
Foi assim, crítica e divertida, que a menina conquistou o mundo com quadrinhos traduzidos em 26 idiomas. Quino, seu criador, deu-lhe voz entre 1964 e 1973, quando parou de escrever. Mas o que ela “disse e comentou” continua atual até hoje. Como numa das tiras em que, no primeiro quadrinho, o balanço voa e a menininha está radiante. No segundo e no terceiro, também. No penúltimo, ele vai parando para então ela dizer: “Como sempre, é só pôr os pés na Terra que acaba a diversão!”
Entre frases memoráveis, perguntas, opiniões, sugestões e comentários sobre tudo estão pérolas, tais como: “Às vezes me pergunto se a vida moderna não tem mais de moderna do que de vida”, ou “Se a vida começa aos 40, por que nascemos com tanta antecedência?”, entre centenas de outras.
       


        “O Mundo Segundo Mafalda” está em exposição na Praça das Artes (Av. S.João 281, Centro, S. Paulo) até 28 de fevereiro e a entrada é gratuita. Durante a visita, é possível conhecer um pouco da conturbada época em que as histórias foram escritas, além da opinião da personagem sonhadora, mas crítica e desiludida com o mundo – tão contraditório – dos adultos: um mundo enfraquecido, enlouquecido, suicida, de cabeça para baixo, apagado, doente.



Um mundo que só parece bonito quando em tamanho reduzido.
Um mundo sujo, até “na opinião” de uma mosca...














 Edição n.º 971 - página 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário