sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vamos ler?



“Ler as letras de uma página é como adquirir um sentido inteiramente novo na vida. O astrônomo lendo um mapa de estrelas que não existem mais; os pais lendo no rosto do bebê sinais de alegria, medo ou admiração; o amante lendo o corpo do amado, à noite sob os lençóis; o psiquiatra ajudando os pacientes a ler seus sonhos perturbadores; o agricultor lendo o tempo do céu – todos eles compartilham com os leitores de livros a arte de decifrar e traduzir signos.” (Alberto Mangel, escritor)




Nesta época em que se estimula a criança a gostar de ler, é preciso não esquecer de incentivar também os adultos a lerem mais, e a aproveitarem suas leituras para melhor compreenderem a vida, a natureza e os outros seres humanos. Para que consigam refletir sobre juízo de valores e fazer análises críticas das situações diárias, entender o subtexto do discurso dos candidatos políticos, ser mais cidadãos, enfim.
O Brasil tem a oitava indústria editorial do mundo, mas da população alfabetizada maior de 14 anos, apenas 20% compram livros! E, do total de 5561 municípios brasileiros, apenas 11% têm livrarias.
E a TV produz, na opinião do psicanalista Carlos Perthold, o sintoma William Moreira (termo fusão tirado dos nomes dos comunicadores William Bonner e Cid Moreira): a pessoa entende o que ouve, mas não o que lê, pois para ela apenas a audição está associada ao significante. O que quer dizer que quando há um conjunto de frases com sujeito, verbo, predicado e complementos, o portador desse sintoma se perde na individualidade de cada palavra, sem compreender que, juntas, elas expressam um pensamento.
Monteiro Lobato dizia que um país se faz com homens e livros. Parece que há falta dos dois, hoje em dia. Culpa de quem? Da TV que pouco estimula a leitura? Das raríssimas bibliotecas e dos livros – artigos – de – luxo?
É tempo de a leitura especial para adultos – jornais e revistas e livros que ensinem a arte de decifrar e traduzir signos – seja o que desperte o interesse dos leitores em geral. Para que, lendo as letras de uma página se adquira um sentido inteiramente novo da vida. Vai valer a pena!










Edição n.º 971 - página 02


Nenhum comentário:

Postar um comentário