sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ESPALHAR SEMENTES NO CHÃO DA VIDA!



“Toda vez que, como mãe, eu preciso de ajuda, me lembro da minha própria mãe e de minha avó, mulheres que plantaram sementes de sabedoria na minha alma.
Num dia ‘daqueles’, cheguei em casa e encontrei um insolente segundo aviso de uma conta de água que não fora paga e meus três filhos quase a nocaute.
Tony, de onze anos, reclamava de um corte de cabelo malfeito. Teve de agüentar os meninos o chamando de ‘carequinha’, ele me contou, escondendo a cabeça com as mãos.
Lisa estava desolada: apesar de ter estudado tanto para o teste final da segunda série, errou duas palavras.
Jane, no primeiro ano, foi traída por sua risada nervosa na hora da leitura e tropeçou numa frase.
Olhei aquelas três carinhas desconsoladas com a maior ternura e a imagem de minha avó apareceu sorrindo em minha cabeça:
- Muito bem, queridos, sabem que dia é hoje? É ‘um dia em que deu tudo errado’. Vamos festejar!
Eles me olharam, surpresos e curiosos. Continuei: Minha avó sempre dizia que aprendemos mais com nossos erros do que com nossos sucessos. Ela falava que quanto mais uma pedra se desgasta pela ação do tempo, mais longe ela vai desviar dos obstáculos com toda habilidade. Vamos passear e fazer nossa primeira ‘festa do dia em que deu tudo errado’.
Essa foi a primeira de muitas outras festas por coisas que deixaram de dar certo, Procurávamos o que podíamos comemorar em meio a tragédias, em vez de nos angustiarmos pelo que tínhamos sofrido.
Espero ter plantado na alma de meus filhos as sementes reunidas pela sabedoria das mulheres que me antecederam. E que essas sementes se espalhem nos seus próprios jardins um dia”.

No nosso cotidiano também acontecem coisas semelhantes. Há dias em que nada dá certo. Ficamos desanimados!
Mas... Somos capazes de mudar essa situação. Somos criativos e temos esperança que tudo pode ser melhor. Mesmo quando nossos planos não alcançam resultados favoráveis, mesmo quando não conseguimos o que desejamos, é preciso ‘dar a volta por cima’ e continuar na busca do que queremos.
Tudo se torna experiência para nossa vida. Para fortalecer nossa vontade, para solidificar nossas emoções, para aumentar nosso vigor... Se hoje não deu certo, amanhã vai dar...
Não podemos construir alguma coisa sobre o alicerce da angústia, da ansiedade, da negatividade, da desesperança, do descrédito...
É salutar lembrar o pensamento de W. Arthur Ward: “Quando uma falha ocorre, há apenas atraso, mas não derrota. É um desvio temporário, mas não um beco sem saída”.
Os nossos erros, insucessos, desvios, enganos e falhas, são motivos de aprendizagem para no futuro chegarmos ao sucesso.
E Deus, que nos conhece e sabe tudo de nós, nos fortalece para encontrarmos sempre a melhor atitude na vida.

Esses sentimentos precisam ser sementes que podemos espalhar ao nosso redor. Vamos irradiar a mensagem do otimismo que transforma e constrói.







Nenhum comentário:

Postar um comentário