sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Saúde do homem




A Secretaria da Saúde de Valinhos definiu o mês de agosto como o período de maior conscientização e cuidados com a saúde do homem. A definição tem ligação com a principal datado calendário comemorativo de agosto, o Dia dos Pais, quando os olhares se voltam para o público masculino. 
Dentro dessa proposta, a Prefeitura de Valinhos está instituindo o Programa Masculino de Atenção Integral à Saúde (PROMAIS), que envolve o desenvolvimento de atividades educativas e a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para um cuidado maior com os homens. 
O objetivo do programa, segundo explica a Secretaria Municipal de Saúde, é a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem, por meio do fortalecimento da atenção básica e enfrentamento dos fatores de risco. A medida também visa ampliar as ações dos programas de saúde existentes (tabagismo, álcool e droga, DST e planejamento familiar).
“A saúde deve ser cuidada todos os dias, mas queremos que agosto seja um mês diferencial para os homens. O objetivo é despertar os homens para a linha de cuidados que deve ter consigo mesmo”, ressaltou a diretora do Departamento de Programas e Projeto de Saúde, Rita Longo.
“A partir de agora, queremos uma abordagem mais próxima da comunidade como um todo, envolver jovens e adultos, com palestras e ações de prevenção, promoção, encaminhamento e medidas curativas”. Em Valinhos existem atualmente, segundo o Censo de 2010, um total de 52.757 homens (em uma população de 106.968 habitantes).

Lançamento - Na abertura da programação educativa do PROMAIS, uma equipe multiprofissional estará nos próximos dias 22 e 29, quinta-feira, das 8h30 às 12h00, no Terminal Rodoviário, para desenvolver ações voltadas ao público masculino.  
A atividade englobará aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), fornecimento de guias de exames para prevenção de câncer de próstata (a partir de 40 anos) nas UBS’s, além de orientações sobre doenças cardiovasculares, tabagismo, diabetes e osteoporose. 
Segundo Rita Longo, as ações do PROMAIS são voltadas para os homens de todas as idades, com ênfase nos cuidados que devem ser tomados em cada fase da vida, infância, adolescência, adulta e idosa. 
Orientações - Um folder foi elaborado pela Secretaria da Saúde com orientações gerais para o público masculino. O material traz orientações como a importância do aleitamento materno, de brincadeiras seguras, de cuidados com a saúde e dentição que devem ser tomados na infância. 
Já na adolescência aborda também questões do álcool, cigarro e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Para o adulto dá orientações sobre alimentação saudável, atividade física e exames de prevenção. Com relação ao idoso, enfoca também cuidados com a boca e a mente. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário