A
humanização é inerente à educação. Uma das atribuições do gestor escolar,
especialmente do diretor da escola, é organizar uma equipe de trabalho
humanizada e com competência técnica, o que não é tarefa fácil. Além de administrar
os recursos financeiros da escola, o gestor exerce também a gestão pedagógica e
a gestão de pessoas.
O
gestor escolar transforma os prescritos advindos das instituições oficiais e
dos programas curriculares nacionais em ações concretas, que envolvam todos os
profissionais da escola na tarefa de educar. Sabe-se que a realidade escolar é
dinâmica e que é preciso pensar de maneira local e global, a fim de entender as
necessidades de alunos, professores e comunidade escolar do seu contexto, além
daquelas de outros contextos, na troca de experiências com outras escolas e com
outros setores educacionais.
É
esperado que o gestor lidere a sua equipe. Para conceituar o que é ser um
líder, recorro às palavras de Mário Sérgio Cortella, no seu livro Qual é a tua Obra? : “o líder é um
instrutor e um parceiro de asas”.
Para
ser um parceiro de asas e orquestrar uma equipe de trabalho há de se fazer
primeiro a gestão de si mesmo, e depois, a gestão da complexidade e
subjetividade do outro. A ideia de trabalhar juntos na educação, que é um bem
comum, necessita de determinação na definição de metas e razão na solução de
problemas.
A
competência do gestor escolar é sempre colocada à prova diante da tarefa de
gerir pessoas. Seu trabalho pressupõe um investimento afetivo nas relações
humanas, pautado na complexidade da aprendizagem dos alunos, nas
características sociais e heterogêneas que envolvem a sala de aula e toda a
comunidade escolar.
Para
engajar as equipes de trabalho no que precisa ser realizado, o gestor deverá
desenvolver habilidades e competências para: saber ouvir; saber dialogar com a
sua equipe; tratar as pessoas com equidade; ser líder de mudança e inovação;
ser capaz de administrar conflitos; saber valorizar o conhecimento da sua
equipe de trabalho.
Um
bom gestor escolar vai ao encontro da educação como um bem comum e humaniza a
sua escola. Suas ações são reconhecidas por todos: pela equipe gestora, pelos
professores, alunos e pais. Ele delega funções, mas não deixa sua equipe à
deriva. Acredita no potencial das pessoas e valoriza o crescimento profissional
dos seus parceiros de trabalho.
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