sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gestão Escolar: algumas reflexões



A humanização é inerente à educação. Uma das atribuições do gestor escolar, especialmente do diretor da escola, é organizar uma equipe de trabalho humanizada e com competência técnica, o que não é tarefa fácil. Além de administrar os recursos financeiros da escola, o gestor exerce também a gestão pedagógica e a gestão de pessoas.
O gestor escolar transforma os prescritos advindos das instituições oficiais e dos programas curriculares nacionais em ações concretas, que envolvam todos os profissionais da escola na tarefa de educar. Sabe-se que a realidade escolar é dinâmica e que é preciso pensar de maneira local e global, a fim de entender as necessidades de alunos, professores e comunidade escolar do seu contexto, além daquelas de outros contextos, na troca de experiências com outras escolas e com outros setores educacionais.
É esperado que o gestor lidere a sua equipe. Para conceituar o que é ser um líder, recorro às palavras de Mário Sérgio Cortella, no seu livro Qual é a tua Obra? : “o líder é um instrutor e um parceiro de asas”. 
Para ser um parceiro de asas e orquestrar uma equipe de trabalho há de se fazer primeiro a gestão de si mesmo, e depois, a gestão da complexidade e subjetividade do outro. A ideia de trabalhar juntos na educação, que é um bem comum, necessita de determinação na definição de metas e razão na solução de problemas.
A competência do gestor escolar é sempre colocada à prova diante da tarefa de gerir pessoas. Seu trabalho pressupõe um investimento afetivo nas relações humanas, pautado na complexidade da aprendizagem dos alunos, nas características sociais e heterogêneas que envolvem a sala de aula e toda a comunidade escolar.
Para engajar as equipes de trabalho no que precisa ser realizado, o gestor deverá desenvolver habilidades e competências para: saber ouvir; saber dialogar com a sua equipe; tratar as pessoas com equidade; ser líder de mudança e inovação; ser capaz de administrar conflitos; saber valorizar o conhecimento da sua equipe de trabalho.

Um bom gestor escolar vai ao encontro da educação como um bem comum e humaniza a sua escola. Suas ações são reconhecidas por todos: pela equipe gestora, pelos professores, alunos e pais. Ele delega funções, mas não deixa sua equipe à deriva. Acredita no potencial das pessoas e valoriza o crescimento profissional dos seus parceiros de trabalho.











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