sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Provas de Carinho



Com a corda “Mi”, do meu cavaquinho, fiz uma aliança pra ela, prova de carinho. Quanta serenata eu tenho que perder, pois meu cavaquinho já não pode mais gemer! Quanto sacrifício eu tive que fazer, pra dar a prova pra elado meu bem querer!” (Adoniran Barbosa e Hervê Cordovil)


         Por sua grande admiração pelo compositor Adoniran Barbosa (10/08/1910 – 23/11/1982), que compõe o logo de NOTÍCIAS de Valinhos, o jornal sempre se vale do título dessa música para responder as mensagens que leitores enviam à redação.
         Sobre tal título, a filha de Adoniran, Maria Helena Rubinato R. De Souza, comenta em seu blog: “Essa é a linda aliança que meu pai fez para sua Matilde, companheira exemplar por mais de 40 anos. Eles estavam apaixonados e sem tostão para alianças de ouro. Então, ele se saiu com essa “joia” (guardada na caixinha), feita com a corda “Mi” de um violão, acompanhada de um sambinha, o “Prova de carinho”. Na música, ele fala em "corda Mi de meu cavaquinho", o que é uma licença poética, pois cavaquinho não tem corda Mi!”.
         O cavaquinho é um instrumento originário de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de outros lugares: Brasil, Cabo Verde, Moçambique e até Havaí. O cavaquinho tem quatro cordas de tripa ou de metal e é afinado nas notas “Ré-Sol-Si-Ré”, a partir da corda mais grossa. As cordas são contadas de baixo para cima com o instrumento na posição em que se toca. Tal afinação facilita a harmonia em relação aos acordes.

                                      

         Então, nesta edição, publicamos duas “provas de carinho” de um mesmo missivista: uma, que explicita sua opinião divergente daquela da articulista; outra, elogiosa ao texto da mesma articulista.
         Em 1º de agosto, o leitor Antonio Augusto Barella escreveu para o e-mail de contato do site de NOTÍCIAS (redacao@noticiasdevalinhos.com.br) sobre “As pernas curtas da ...”:
Lamentável que o Notícias de Valinhos tenha publicado em sua primeira página da edição número 894 um artigo de cunho político/partidário/religioso fazendo críticas a uma pessoa de bem que é a Presidenta Dilma Roussef. Talvez a autora do citado artigo sinta saudades dos DESgovernos Sarney e Collor. Seguem dados comparativos 2002/2012. Contra fatos não há argumentos.


A resposta a essa “prova de carinho às avessas” foi:
Prezado leitor Antonio Augusto Barella,
É um direito que lhe assiste discordar da "colcha de retalhos" que teci com as citações de textos que articulistas de outros jornais e revistas escreveram, e da minha interpretação deles.
E sua opinião merece todo o meu respeito e consideração.
O contraditório, a polêmica, a crítica construtiva, as outras visões de mundo são o motor da expansão do conhecimento.
Obrigada por sua contribuição.
Cordialmente,
Maria Inês Otranto


No dia 6 de agosto, o mesmo leitor Antonio Augusto Barella escreveu para o e-mail de contato do NOTÍCIAS impresso (noticiasvalinhos@gmail.com) sobre “Semeando música ...”:
Excelente a matéria da capa do Notícias de Valinhos edição 895, personalidades como o maestro Daniel Barenboim e o intelectual Edward Said sempre nos dão a esperança de um mundo melhor.

A esta verdadeira “prova de carinho” de reconhecimento da força que tem a mensagem de esperança e otimismo que pode ser transmitida pela arte, seja ela a música (erudita ou popular) ou a literatura, ou as artes plásticas (pintura, escultura) agradeço, sensibilizada.
Cordialmente,

Maria Inês Otranto

Nenhum comentário:

Postar um comentário