sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Um exemplo inesquecível


Como filho de Portugal e gostando muito de futebol, logo que cheguei ao Brasil fui conhecer em São Paulo as instalações da Portuguesa de Esportes, lá no bairro do Canindé, naquele tempo cognominado de Ilha da Madeira, devido a suas instalações serem de madeira, e onde aconteciam as festas juninas. De pronto me filiei como sócio.
Fui logo adquirindo uma camisa da Luza (que guardo até hoje), e assiduamente passei a frequentar os jogos, me tornando um torcedor vibrante. E não faltando aos jogos, me tornei um admirador do jovem jogador Djalma Santos.

Confesso que ainda estou entristecido com a notícia de que o mais destacado ponta direita do futebol brasileiro e mundial, nascido em São Paulo em 27 de fevereiro de 1929, partiu para o plano dos “encantados” em 23 de julho de 2013. O que nos conforta é o exemplo que ele deixa: o do dever cumprido.

Sua trajetória futebolística teve início na Portuguesa após testes no Ypiranga e no Corinthians. Na Luza, ele conquistou os Torneios Rio - São Paulo de 1952 a 1955. Jogou 453 vezes entre agosto de 1948 e maio de 1959 até se transferir para o Palmeiras, onde disputou mais 491 partidas.
Djalma Santos brilhou em campos nacionais e internacionais defendendo a Seleção Brasileira e ajudando na conquista do campeonato e do bicampeonato internacional, em 1958 e 1962, merecendo o título de melhor lateral direita do mundo!
E em 1966, ele foi um expoente na Copa da Inglaterra.

Com a camisa do Atlético do Paraná, Djalma foi campeão estadual de 1970.

Por seu exemplo de caráter,  obrigado, Djalma Santos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário