sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Expo Circuito das Frutas sai da capital e escolhe Valinhos como nova sede



De 24 e 27 de outubro, cidade vai receber a primeira “versão interior” 
do tradicional evento de fomento à fruticultura paulista


O pólo turístico regional e a fruticultura deram importante passo, na última segunda-feira (29/7), durante reunião técnica que definiu os detalhes do “Expo Circuito das Frutas 2013”, de iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo, que pela primeira vez vai deixar de ser realizado na capital paulista. O novo endereço do tradicional evento é o município de Valinhos, que este ano recuperou o prestígio da Festa do Figo e da Expogoiaba.
O encontro da última segunda-feira, que definiu a nova de estratégia para apresentar ao público paulista um pouco das riquezas do interior de São Paulo, ocorreu no município de Valinhos e contou com representantes das prefeituras dos dez municípios que compõem o consórcio, além do coordenador Estadual de Turismo, Maurício Juvenal. O trabalho de incentivo ao agroturismo, liderado pelo prefeito Clayton Machado, foi muito elogiado na reunião.
O tradicional “Expo Circuito das Frutas”, que acontece anualmente no Parque da Água Branca, na capital, nesta nova dinâmica, ganha uma versão que será realizada no próprio circuito. Em sua primeira edição, a versão do interior acontecerá no Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”, entre 24 e 27 de outubro.
“A estratégia das cidades que compõem o Circuito das Frutas é que, além dos espaços para que os produtores locais exponham comercialmente suas frutas, o evento tenha foco na combinação entre os atrativos turísticos da região e a sua vocação na produção de alguns produtos”, explica o secretário municipal de Cultura, Wilson Ventura.
“Estamos diante de uma das mais importantes vitrines para a fruticultura paulista. O visitante terá oportunidade de degustar as frutas in-natura e levar para casa frutas compradas diretamente dos produtores, além de conhecer várias opções de produtos artesanais, que incluem vinhos, licores, doces, cachaças e inúmeros outros produtos regionais”, celebrou o prefeito Clayton Machado.
A Expo Circuito das Frutas 2013 terá como principais atrativos as frutas produzidas na região, a gastronomia, o artesanato e as atrações culturais. Os visitantes poderão contar também com informações sobre as várias opções de passeios e roteiros turísticos existentes na região, que levam o turista a conhecer a produção e as tradições do mundo rural e da vida no campo. As agências que organizam os passeios e roteiros estarão presentes no evento.

Novo formato – A nova “Expo Circuito das Frutas” será dividida em pavilhões, que contemplarão mostras das frutas produzidas no circuito, mostras do artesanato local, espaço gastronômico com aulas de cozinha, espaço para degustação de pratos produzidos com produtos da região, show e atrações culturais, além de um grande pavilhão turístico, com estandes em forma de maquetes dos pontos turísticos dos dez municípios.
Ainda dentro da proposta de se combinar o potencial produtor ao turismo, durante a execução da feira, o programa “Roda SP” fará a integração do evento com os pontos turísticos. Quem estiver no Parque de Exposições de Valinhos, poderá comprar, por R$ 10, um bilhete que dará direito se deslocar pelos atrativos dos municípios, durante um período de 24 horas.
Vale lembrar que a idéia da realização deste grande evento surgiu durante audiência do secretário Estadual de Turismo, Cláudio Valverde, diante de comitiva de prefeitos e secretários municipais, com participação decisiva do governo valinhense. O Circuito das Frutas, hoje é organizado em um consórcio que congrega dez municípios: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos, Vinhedo e Itupeva.









Nenhum comentário:

Postar um comentário