sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ONU divulga Atlas de Desenvolvimento Humano Municipal e coloca Valinhos em 1º lugar na RMC



Valinhos está em 1º lugar entre as 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), na 5ª posição estadual e na 12ª entre os 5.565 municípios do país no Atlas do Desenvolvimento Humano divulgado nesta segunda-feira, dia 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O município alcançou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de 0,819, considerado “muito alto” pela ONU, numa medição que vai de 0 a 1: quanto mais próximo de um, melhor o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de 0, pior. Em 2000, era de 0,741 (“alto”), com a cidade na 18ª posição no país.

Batizado de Atlas Brasil de 2013, o ranking é composto por três variáveis do desenvolvimento humano: educação, saúde e renda de cada município e calculado com base nos dados do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A longevidade (saúde) é o fator que mais se destaca no município entre os três utilizados pela pesquisa. O atual índice mede 0,850, que é considerado “muito alto”. Nesse quesito, a cidade sempre se destacou, mesmo há 20 anos o índice já era de 0,746. Quanto à renda, o município passou de 0,729 para 0,848 em 2010.

A melhora mais significativa foi quanto à educação, que partiu de 0,391 para 0,763. O indicador de educação foi calculado com nova metodologia. No IDHM anterior eram levadas em conta a taxa de alfabetização e a taxa bruta de frequência à escola.  Nessa, ficou mais exigente e considera os adultos com Ensino Fundamental e até que ponto os jovens frequentam a escola de forma adequada.


Orgulho e desafios - O prefeito Clayton Machado comemorou os números da ONU, mas afirmou que é possível avançar muito mais. “Valinhos é uma cidade vocacionada ao desenvolvimento com qualidade de vida. Prova disso é que nos últimos 20 anos nossa cidade registra evolução do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o que é motivo de orgulho para todos nós que amamos esta cidade”, disse Clayton.

Clayton Machado ressaltou, porém, que os índices de desenvolvimento humano “não podem mascarar a realidade que enfrentamos hoje. Ainda há muito que ser feito. É possível avançar muito mais", disse o prefeito. “São necessárias obras estruturantes na área de saneamento básico. A cidade que foi pioneira no tratamento de esgoto em nível nacional ainda enfrenta problemas graves nessa área. O bairro São Bento, por exemplo, ainda não dispõe de rede de esgoto. O setor de abastecimento também requer cuidados, pois as obras do passado recente não projetaram corretamente o crescimento de Valinhos, fazendo com que o sistema de abastecimento trabalhe, hoje, 30% acima do limite para fazer frente à demanda”, exemplificou.

“Também são grandes os desafios na área de desenvolvimento econômico. Na última década, nossa cidade perdeu cerca de 200 empresas, o que representou significativa queda na arrecadação do município que tem hoje, segundo o Tribunal de Contas do Estado, a terceira maior dívida per capita do Estado de São Paulo", disse Clayton.

Avanço - É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país. As outras duas vezes foram em 1991 e em 2000. Nesses 20 anos, a RMC avançou 43%. A taxa média da região passou de 0,541 para 0,775, ou seja, na classificação da instituição passou de “baixa” para “alta”. No Estado, o índice alcançado foi de 0,783.

A classificação do Brasil mudou de “muito baixo” (0,493 em 1991) para “alto” (0,727), com um crescimento de 47%, acima da alta da RMC. Hoje, apenas 32 cidades brasileiras têm índice considerado “muito baixo”. Em 2000, eram 2.328 localidades com IDH municipal muito baixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário