sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A parceria de estrelas





A música Bom Dia, Tristeza é uma dessas grandes exceções. Quem ouve essa música pela primeira vez, não imagina que Adoniran possa ser o seu autor. Mas é. É autor da melodia, já que os versos são do poeta e diplomata Vinícius de Moraes.
Apesar da perfeita sintonia, Adoniran e Vinícius nunca se encontraram para comporem a música. Aliás, Vinícius nem sabia que Adoniran iria musicar a letra. Quem juntou os dois foi a cantora Aracy de Almeida. Adoniran contava que Aracy recebera os versos por meio de uma correspondência, já que, em 1957, Vinicius estava morando em Paris, como representante da delegação brasileira na Unesco. E enviou uma carta dizendo para Aracy fazer o que quisesse com a letra, que desse para alguém criar uma melodia que transformasse aquele poema numa letra de música. Com a liberdade de escolha, Aracy entregou os versos para Adoniran, de quem tinha se tornado grande amiga, por conta dos programas na Rádio Record.
A letra de Vinicius de Morais foi escrita na mesma época em que a escritora Françoise Legan publicou o livro Bom Dia Tristeza. Se o romance francês inspirou o “poetinha”, nunca se ficou sabendo. O que se sabe é que Aracy contava uma outra versão para o aparecimento da letra. Aracy dizia que o Vinícius havia composto a letra a pedido dela, após uma noitada etílica na boate do Hotel Comodoro, em São Paulo.
A música ficou pronta e em junho de 1957 surgiu a primeira gravação de Bom Dia , Tristeza, interpretada por Aracy de Almeida. Foi um sucesso enorme, motivando outras cantoras a também gravarem a música.
Em 1958, a interpretação de Maysa ganhou todos os elogios da crítica. Logo depois, Elizeth Cardoso também fez outra gravação muito elogiada. Luciana Souza gravou a mesma música acompanhada pelo piano de Hermeto Pascoal para o CD – Adoniran – O Poeta do Bexiga, um projeto de Aretuza Garibaldi, gravado em 1990. A mais recente é de Maria Bethania, no DVD do documentário Música é Perfume, de Georges Gachot. Contudo a versão preferida por Adoniran era a que Mauricy Moura lançou em junho de 1957, pela gravadora Odeon.
Os analistas da obra de Adoniran devem achar impossível que , nessa música, os versos “Se chegue, tristeza/se sente comigo/ aqui nesta mesa de bar”, não tenham sido escritos por Adoniran!

Ele , certamente, fez a melodia porque deve ter se identificado profundamente com os versos de Vinícius. 


Tom Santos








Fonte e direitos: Anotações com Arte


Edição n.º 947 - página 02


Nenhum comentário:

Postar um comentário