sexta-feira, 1 de agosto de 2014

"Hepatites: basta se conscientizar"


Hepatite  designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C, e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios).
A hepatite C, por exemplo, é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta, sem sintomas físicos para o portador. O vírus quase sempre destrói o fígado da pessoa contaminada, ocasionando, na maioria das vezes, cirrose e câncer hepático. A evolução do dano hepático é diferente para cada indivíduo, podendo levar até 20 anos para a manifestação da doença. É transmitida pelo sangue contaminado. Transfusões sanguíneas e o compartilhamento de seringas e agulhas de injeção foram responsáveis pela maioria das infecções da doença até 1993.
Algumas medidas preventivas podem impedir o desenvolvimento de todos os tipos de hepatites. Os principais meios para a prevenção são:
- Lavar bem as mãos;
- Evitar alimentos crus;
- Lavar bem os alimentos;
- Evitar consumir alimentos de fontes desconhecidas;
- Vacinação contra a hepatite, principalmente se pertencer a grupos de riscos, tais como profissionais de saúde;
- Utilizar preservativos (evita hepatite B e D);
- Não compartilhar agulhas e seringas;
- Não consumir álcool em excesso;
- Não administrar remédios sem orientação médica;
- Não utilizar doses de medicamentos maiores do que as recomendadas;

Se não for tratada adequadamente a hepatite pode levar à morte. Por isso as medidas preventivas são determinantes para a manutenção de uma vida saudável.












Ed. n.º 946 - Página 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário