sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Relembrando o Conselheiro


 “Líder messiânico que prometia aos seus súditos uma terra ideal com “rios de leite e barrancas de cuscuz”, teve diversos nomes, quando chegou aos sertões da Bahia e do Sergipe, em 1874, aos 44 anos. Apresentava-se como Antonio dos Mares; Santo Antonio Aparecido; Santo Conselheiro e Bom Jesus Conselheiro. Sua Meta, na peregrinação pelos sertões, era erguer 25 igrejas.” (José Calasans, Historiador).





A Coordenadoria de Patrimônio Histórico-cultural do Estado do Ceará arregaçou as mangas e saiu à cata de valores, capazes de promover o tombamento e a reforma da residência de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro (1830-1897), em Quixeramobim, para transformar o imóvel em Memorial do sertão cearense.
Após a reforma, o espaço foi aproveitado para eventos, exposições, palestras e também local de pesquisas e estudos.
Em 2006 foi reaberto o Teatro da Ribeira dos Icós, construção neoclássica, projetada em 1860 pelo médico e historiador francês Pedro Thebérge.
As reformas da residência de Antonio Conselheiro e do Teatro dos Icás foram possíveis graças aos patrocínios do Ministério da Cultura e do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).
A imprensa escrita e televisiva dedicou significativo espaço para enaltecer a ação dos defensores da cultura do Estado do Ceará. Eles não esperaram acontecer, fizeram a hora: coletaram incentivos, para aplicá-los em benefício da preservação dos bens culturais.
Refrescando a memória, NOTÍCIAS lembra, mais uma vez, que em 1954 (precisamente há 60 anos, o nosso Adoniran Barbosa foi selecionado pelo diretor cinematográfico Lima Barreto, para estrelar o filme “O Sertanejo”, ao papel de Antonio Conselheiro.
Lamentavelmente, o filme não foi concluído, porque seria rodado na Vera Cruz e a companhia faliu.














Edição n.º 949 - Página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário