sexta-feira, 22 de agosto de 2014

DEPRESSÃO - O MAL DO SÉCULO




A depressão é considerada por muitos o mal do século e o número de casos cresce vertiginosamente.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão está entre as três doenças que prejudicam a qualidade de vida da Humanidade.
Em 2020 será a segunda doença responsável pela incapacitação profissional, afastando do mercado de trabalho mais trabalhadores do que a dependência química ou as doenças cardíacas.
A depressão pelo conceito médico é um estado de tristeza e apatia duradoura onde o indivíduo não encontra prazer em situações antes prazerosas. Os depressivos têm uma alteração na química cerebral, as sinapses não acontecem adequadamente, o que afeta a comunicação dos neurônios e consequentemente o equilíbrio orgânico.
Entre os sintomas encontramos a alteração de humor, do apetite, do sono e da libido.
As mulheres são acometidas duas vezes mais que os homens, muito provavelmente pelo alto grau de stress devido ao acúmulo de atividades.
Hipócrates – 377 A.C. disse que “existem doentes e não doenças”, o que nos leva a compreender que algumas doenças apenas refletem nosso estado emocional, são as doenças, psicossomáticas.
A falta do perdão, a mágoa, o ódio, as perdas, a revolta aos “nãos” da vida e a culpa, estão entre as maiores causas emocionais da depressão.
Nem sempre conseguimos enxergar as causas da depressão, é necessária uma profunda analise íntima para iniciar nosso processo de cura.
Identificando nossas limitações é possível o trabalho de contenção e educação de nossos sentimentos. Somente conseguimos mudar as situações negativas de nossas vidas modificando nossas ações e pensamentos para melhor.
É importante conhecer a depressão para combater o preconceito que muitos desenvolvem em buscar ajuda médica e o uso da medicação.
Quando diagnosticada, a depressão requer disciplina para seu tratamento no uso da medicação, na busca por mais qualidade de vida tais como alimentação mais saudável, exercícios físicos e boa convivência com familiares e amigos.












Edição n.ª 949 - Página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário