sexta-feira, 15 de agosto de 2014

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSO





A violência vem crescendo de uma forma assustadora, em todos os setores da sociedade... Violência contra crianças, mulheres, idosos e até contra animais.
Ela também é crescente em todos os países, não apenas no Brasil, e atingindo todas as classes sociais.


Essa violência social na maioria das vezes ocorre na própria convivência familiar, e o agredido, por receio de ser abandonado ou ainda punido, não denuncia.  
É vergonhoso saber que depois de cuidar dos filhos, da família como um todo, ao envelhecer e se tornar mais vulnerável, os idosos acabam sendo vistos como estorvo para a família, e começa um jogo de empurra, pois ninguém quer assumir os cuidados. E pior ainda é a violência, justificada pela falta de paciência. Na verdade é somente falta de amor e respeito!


O idoso não deve se sentir inferior ou incapaz diante das pessoas mais novas. Seus direitos devem ser respeitados, e caso isso não esteja acontecendo, deve procurar ajuda, levando o problema às autoridades competentes, mesmo quando essas agressões sejam causadas por filhos e/ou outros familiares. E o cuidado deve ser maior ainda quando apresentam dependência física ou mental.



“O silêncio é cúmplice da violência”, não participe disso. O combate deve envolver a sociedade como um todo, na forma de reeducar e previnir novos abusos.

Fiquem atentos!










Edição n.º 948 - página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário