sexta-feira, 8 de agosto de 2014

"Novo Panorama das Artes"

Um único e grandioso evento, que reúne 180 obras de 80 artistas em uma megaexposição, homenagens a filhos ilustres e atividades culturais, tem movimentado Valinhos e promovido o resgate da história artística do município.
É o ‘Novo Panorama das Artes’, lançado no último dia 1º e que prossegue até o próximo domingo (10), no Pavilhão de Feiras e Exposições ‘Antonio Palácio Neto’, no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’, com entrada gratuita.
O evento também assinala as comemorações dos 30 anos do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, uma das maiores escolas de cultura e artes públicas da região.
A ação é uma promoção da Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo, que retorna, após 14 anos, para traçar um panorama da cultura artística de Valinhos com o objetivo de valorizar os artistas valinhenses, muitos deles notórios.

Números - Desenhos, pinturas em tela, esculturas, audiovisuais, instalações, fotografias, gravuras e grafitagens compõem a grandiosa exposição com a participação de artistas de Valinhos ou com algum vínculo à cidade, sendo 50 escolhidos por meio de regulamento, 15 artistas convidados e 12 homenageados in memorian, dentre eles Haroldo Pazinatto, com 80 fotos do projeto ‘Os 60 anos de imagens de Haroldo  Pazinatto’, e Flávio de Carvalho com réplicas de grandes obras de sua autoria.
Além deles, serão homenageados João do Monte, Paco Di Ribes, Roque Palácio, Margê Braga, Américo do Monte, Ernesto Pistone, José Filiage, Sebastião Guimarães, Waldomiro Christino, Hata e Daizy Marchini. Como artistas convidados, estarão presentes Catuí, Cristina Roese, De Faria, Dylza Zanella, Marcos Guimarães, Noboru Ohnuma, Santos Lopez, Kaneko, Wall Lazaretti, Mauricio Squarisi, Jerci Maccari, Marcos Parodi, Marcel Pazinatto, Carlos Reis, Alexandre Filiage, Reis e Ana Massara.
“Estamos resgatando esse importante projeto para os artistas visuais de Valinhos e para a cultura valinhense”, explica Ana Massara, artista plástica, curadora da exposição e chefe de Relações Público-Privado da Secretaria de Cultura e Turismo. Ela explica que a atividade integra o projeto ‘Arte Ma-nia’, desenvolvido pela Secre-taria Municipal de Cultura e Turismo dentro do plano de governo do prefeito Clayton Machado, que busca valorizar por meio de várias ações as artes plásticas no município.



Diversidade cultural - Além da mostra, a promoção do ‘Novo Panorama das Artes’ inclui uma série de atividades artísticas. Para marcar os 30 anos da instituição totalmente mantida pela Prefeitura, quem for ao ‘Pavilhão Roque Palácio Neto’ poderá conhecer de perto as aulas de dança de variados estilos, de capoeira, e musicais ao som de diversos instrumentos com a participação dos alunos e monitores do Centro  Cultural  ‘Vicente Musselli’.
No local também há uma exposição de fotos que resgata a fase inicial com o Conselho Municipal de Cultura, ao final dos anos 70, passando pela criação e atividades da Casa da Cultura, até os dias atuais, com o Centro Cultural ‘Vicente Musselli’ que atualmente atende 2.200 alunos, em 33 cursos, nas modalidades artes plásticas, teatro, dança e música.
Na programação haverá inclusive apresentações de teatro dos alunos do Centro Cultural, da Orquestra de Viola Cultura Caipira de Valinhos, exibição de filmes, com animações de Wilson Lazaretti (‘Quem Sabe’) e Maurício Squarisi (O Burrico e o Bem-te-vi’), e realizado em oficina com educadores da rede municipal de ensino de Campinas (‘A velha a fiar’).
Também haverá homenagens a dois artistas consagrados e filhos ilustres. Em função do aniversário de 104 anos do saudoso Adoniran Barbosa, nascido em Valinhos, e pela semana municipal Flávio de Carvalho, que ocorre no início de agosto, ambos terão dias especiais dentro da programação.
Nesta sexta-feira (8), das  19 às 20 horas, a homenagem será à Adoniran Barbosa quando haverá apresentação de composições do cantor interpretadas por músicos ligados ao Centro Cultural: Robson Furiozo, Paulo Bergamini, Fabricio Bizarri e Sérgio Rossi  e convidados. E no sábado (9), nas homenagens voltadas à Flávio de Carvalho, das 19 às 21 horas, o grupo  ‘DAN_C’, do Centro Cultural,  dançará a coreografia ‘Flávio’.

Ele destaca que vários grupos já passaram pelo Pavilhão e agendaram visitas às instalações, entre eles alunos do projeto Janela Aberta, APAE, do Recriança, da rede municipal de ensino, de idosos do Centro dos Idosos de Valinhos e integrantes do Clube de Mães. Todas as visitas são recepcionadas por Solange Albuquerque, chefe da Seção de Atendimento ao Munícipe.





Edição n.º 947 - página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário