sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O FEIXE DE VARAS



Quando nos sentimos isolados, sozinhos, também nos sentimos mais fracos, desanimados, sem criatividade para romper as barreiras que surgem... Unidos, juntos, na convivência fraterna e amiga, somos fortes, entusiasmados em fazer crescer nosso empreendimento. A autoconfiança e auto-estima se robustecem e nos dão energia moral.
Ao refletir sobre essas atitudes, lembramo-nos do pai cujos filhos viviam brigando entre si. Ele tentava ensiná-los a evitar aquelas discussões bobas e sem fundamento de todos os dias, mas infelizmente seu esforço era em vão.
“Certo dia, cansado dos desentendimentos entre os filhos, chamou os garotos e mostrou a eles um feixe de varas, dizendo: Dou um prêmio para quem conseguir quebrar este feixe de varas”.
Cada um dos meninos tentou, curvando o feixe nos joelhos, no pescoço, sem conseguir quebrá-lo. Por fim, o pai, vendo o insucesso de ambos, desamarrou o feixe e partiu as varas uma a uma. E alertou: ‘Se vocês se mantiverem unidos, ninguém ousará lutar contra vocês’. No entanto, ‘caso se separarem, estarão perdidos.’ ”
No cotidiano da vida, em todas as circunstâncias e situações familiares, de trabalho, no grupo social, as dificuldades certamente surgem. Nesses momentos, vamos pedir ajuda e ser solidários.
Sempre que surge um problema, a criatividade pode ser uma ferramenta para solucioná-lo. É preciso manter a mente aberta em relação às pessoas e situações. Foi criativo o pai “ao desamarrar o feixe e quebrar uma a uma as varas”.
Quantas vezes precisamos agir de forma semelhante. Quebrar as dificuldades em partes menores e ir pouco a pouco derrubando cada uma delas. Ou reunir as forças que possuímos e com a ajuda dos outros resolver com sucesso o problema.
Nessa empreitada de todos os dias, podemos contar com a ajuda de Deus, nosso Pai. Ele nos conhece e nos ama, e está sempre presente.










Edição n.ª 949 Página 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário